PARABÉNS! 

Eles que se preparem para o Mundial 2002¿ voltaremos e desta vez não nos vão impedir! 

Isabel Anselmo 
 

TO SEE OR NOT TO SEE (VER OU NÃO VER) 

Este foi o e-mail que enviei para a UEFA: 

¿I think this picture is enough to prove the damage made by the referee to Portugal! Shame on you, UEFA. This is the robbery of the century!!!¿ 

(Penso que esta fotografia é suficiente para provar o prejuízo provocado pelo árbitro a Portugal! Que vergonha UEFA. Este é o roubo do século!). 

José Carlos 
 

COMENTAR 

Depois de ver esta foto, digam lá se há alguma coisa para comentar... 

Paulo Viegas 
 

Será que o árbitro auxiliar teria a mesma atitude com a equipa francesa? 

Escola Secundária de Tondela 
 

Olá, sou de Macau, vi e revi várias vezes e achei que o árbitro auxiliar foi levado pelos franceses. 

j1956 
 

Penalty Abel Xavier 

O problema é que foi um português e não um francês. Prova que continuamos a viver num mundo cheio de injustiças e que são sempre os grandes que ganham. 

Adélia Maria Santos Mesquita 
 

Protesto 

Não concordo com a decisão da UEFA. 

Carlos Martins

Montreal Canadá 
 

Se a fotografia é verdadeira e não virtual, claro que a decisão foi tomada a pedido de um jogador francês. Talvez fosse bom investigar o futuro estilo de vida (principalmente a económica) desse árbitro auxiliar. Talvez houvesse surpresas! 

F. Medeiros Paiva 

A UEFA já usa high tech para as arbitragens, nomeadamente raios x nos olhos dos árbitros assistentes. Por isso, é difícil compreender certos erros de arbitragem que se verificam ao longo do EURO 2000. Talvez a high tech seja a do controlo remoto dos árbitros. 

Aziz Issá 
 

Penalty 

Não direccionou a mão para a bola, a mão já lá estava. Parabéns ao fiscal pela sua ¿super-visão raios x¿. 

António Ferreira 
 

Penlaty? 

Não. Não foi penalty. Vi e revi o lance, o pontapé foi à queima roupa. O assistente do árbitro quis impressionar o presidente francês presente no jogo. Talvez umas férias na ilha de Lifou possam servir para pagar o favor. 

Manuel Lopes

Portuga nos Kangarus 
 

Foto 

Por favor, como portugueses, bons portugueses, devemos saber perder. A grande penalidade é mais do que evidente. 

Pedro GS 
 

Infelizmente fomos roubados, mas claro por um grande do futebol, a grande questão: e se fosse ao contrário? Marcava penalty? Claro que não! 

Carlos Manuel Gonçalves Duarte 
 

Roubados como gente grande, nada mais basta dizer. Jogadores que se matam por 2 horas e acabam como se viu. Simplesmente, uma vergonha. Está visto que nunca vamos a lado nenhum; se fossemos um país grande, mas não o somos, por isso nada feito. 

Estou orgulhoso dos nossos jogadores, demonstraram e mostraram para a Europa e mundo, que realmente sabemos jogar futebol. Parabéns rapazes! Um dia lá chegaremos! 

Alexandre Henriques 
 

E que tal levar o Mónaco à vitória na Champions League 

Já estou mesmo a ver a próxima final da Champions League: Mónaco ¿ PSV, pois o tipo da UEFA só conseguiu metade do que queria (uma final França-Holanda), e por isso vai apostar forte na próxima Champions League. Porto e Sporting desculpem, mas a UEFA tem outras prioridades. 

João Paulo Silva 
 

Que mais haverá a dizer de tudo isto... Talvez que este «homem de pau» deveria ser contratado para um qualquer observatório espacial para servir de telescópio, pois ele já provou ¿ à custa de 10 milhões de parolos ¿ que possui a visão mais apurada do Universo, conseguindo inclusivamente ver aquilo que não existe! 

Telmo Filipe 
 

Esta imagem só comprova as reacções que todos tivemos na altura do jogo. Sabendo que Portugal já tinha ¿mandado¿ para casa a Alemanha e a Inglaterra, alguma vez a UEFA iria permitir que a França fosse também. Como pode justificar a UEFA que tem um secretário geral que afirme que a final deveria ser França-Holanda. Como é possível não ver «a mão de Zidane» ontem na final. Assim, sinceramente mais vale não participar nestes eventos. 

Cristina Ramos 
 

A mão do diabo 

Por mais que seja penalty, o fiscal de linha nunca o poderia ter visto. 

Tenho opinião formada sobre o caso: a final tinha que ser França-Holanda, primeiro porque garantia casa cheia e, segundo, porque estariam em cena as duas potências de material desportivo da actualidade (Nike e Adidas). 

Tudo o resto que se possa dizer sobre o caso, para mim é letra. 

Um português amargurado 
 

A célebre mão! 

Onde é que queriam que o Abel metesse os braços? Por baixo das pernas? O remate é feito muito perto dele. Não pôde evitar o contacto. Enfim, convenço-me que em jogos internacionais, sempre que «abusamos», lixam-nos. 

Carlos Gomes 
 

Foto 

Acho bem que esta foto circule pela net, é mais um meio de mostrar a todo o mundo que Portugal foi injustamente eliminado do EURO 2000. Além do mais, com sanções tão pesadas por parte da UEFA, é bem necessário que se mostre que os protestos dos nossos jogadores não foram sem fundamentos. 

Paulo Ferreira 
 

What is it, about that Hugh Dallas... 

In 4 months he was involved, and contributed to all the major eliminations of Portuguese representations in European Football. FCPorto was eliminated with huge mistakes (I hope) by that referee, and today he contributed decidedly to Portuguese players to be suspended 8in a game that was only 4th referee). 

If you decide to investigate, you will discover that something is moving him against Portugal¿ 

Why is it necessary to do EURO 2000, if the winner was already decided¿ 

(O que há, acerca daquele Hugh Dallas¿ 

Em 4 meses esteve envolvido e contribuiu para todas as maiores eliminações das representações portuguesas no futebol europeu. FcPorto foi eliminado com grandes erros (espero) que feitos por esse árbitro, e hoje ele contribuiu decisivamente para a suspensão dos jogadores portugueses (num jogo em que ele era apenas o 4o árbitro). 

Se decidirem investigar, descobrirão que algo o empurra contra Portugal... 

Para que é necessário realizar o EURO 2000, se o vencedor já está decidido...) 

Francisco Oliveira 
 

Depois de ter visto a eliminação de Portugal e a primeira parte do jogo holanda vs Itália, mais convencido fiquei que de facto o que os senhores da UEFA queriam era ver uma final entre a Holanda e a França. 

A verdade seja dita, a selecção jamais envergonhou as nossas cores, estou convicto que jogamos muito bom futebol. Força Portugal, vamos ter jogadores para o Campeonato do Mundo que irão vingar estes. 

Nuno Lopes 
 

UEFA GO HOME (UEFA VAI PARA CASA ¿ FRANÇA) 

A FPF deveria exigir da UEFA e da sua comissão de árbitros, a apresentação de provas de agressões de que foram vitímas ¿ empurrões e arranhadelas ¿ através de uma exame medico-legal. 

Deveria exigir dos mesmos organismos que o fiscal de linha explicasse como conseguiu ver a mão na bola, presumo que ele ouviu e não viu. 

João Adélio 
 

PROTESTAR, ERGUER A CABEÇA, NÃO SOMOS UNS COITADINHOS... 

Parece que fomos tramados... a expressão é bem portuguesa, e disso me orgulho... proponho um envio massivo de mails à UEFA, como forma de protesto... não deveriamos dicar calados, já que os nossos governantes e dirigentes baixam a cabeça, que não o façamos nós. 

André Avelãs

Holanda 
 

A SELECÇÃO DE TODOS NÓS

(...)

Que Federação Portuguesa é esta, que perante tais acontecimentos e sanções aos nossos jogadores, se permite dizer ¿Podia ser pior¿ ?

(...)

Que Federação Portuguesa é esta, que em vez de fomentar e enaltecer o excelente futebol praticado pela selecção de todos nós (talvez a melhor de sempre), quer ver o selecionador for do lugar, que é seu por direito?

(...)

Espero ver esta mesma selecção... este mesmo selecionador ... levar mais longe o meu sonho, partilhado por 10 milhões de pessoas, que é ver reposta a justiça em 2002...

Fátima Silva 

Primeiro, gostava de agradecer ao Mais Futebol a oportunidade dada aos leitores de exprimirem as suas opiniões... sem censuras nem comentários...simplesmente mostrar aos seus leitores o que os outros leitores pensam. 

Agora o comentário à foto que circula por e-mail: é a prova irrefutável que, mesmo que houvesse penalty (e continuo a acreditar que não é, basta ver que na final dois lances similares, protagonizados por jogadores italianos não foram sancionados), o fiscal de linha não viu o lance e simplesmente fez a vontade aos jogadores franceses e à UEFA.

(...)

Da suspeição já a UEFA não se livra... e será que eram precisos 4 mijnutos de descontos na final? Se fossem 3 era a Itália a campeã da Europa! 

Uma palavra final para o «desenrascanço» dos Portugas ao arranjar uma foto (...) que a televisão nunca mostrou. Portugal domina, e muitas nações, ditas ¿poderosas¿ invejam-nos por isso. 

João Filipe Rodrigues 
 

(...) Já agora, que castigo irá ter o jogador francês que deu uma cotovelada num italiano. Estou mesmo a ver... Senhores da FPF, ponham os vossos serviços à procura de imagens de jogadores a protestarem e a empurrarem o árbitro, de preferência de grandes países, e depois perguntem à UEFA que castigo aplicaram. E a imagem do Zidane no jogo com Portugal frente ao árbitro fazendo o gesto que ele era doido - que castigo foi aplicado? 

Pedro Pereira 
 

Ridículo 

Os protestos dos checos a Colina... os protestos e ameaças de Davids ao árbitro do jogo Holanda França, a agressão de haji a Conte, a agressão de Mijailovic ao esloveno, o comportamento anti desportivo de Barthez frente a Espanha... os senhores da FPF deviam protestar ou será que têm medo de perder o 2004... a baixar a cabecinha não iremos longe... 
 
 

André Avelãs 
 

Com todo o controlo da UEFA por parte dos franceses, era de estranhar que não chegassem à final.(...)Acho sinceramente que tinhamos boas hipóteses de ser campeões e que os castigos aplicados são ridiculos, tendo em conta casos como o da Inglaterra, que não teve qualquer sanção devido ao comportamento dos adeptos e do Beckam. Enquanto o dinheiro for mais importante, Portugal não terá grandes hipóteses de ganhar. (...) 

Pedro Ribeiro 
 

(...)como estavamos em alta neste EURO, não poderiamos ir mais longe, e somos um país tão pequeno que temos de continuar a ser pequenos para o resto da vida devido à nossa política. 

Os meus parabéns aos meus campeões do mundo! 

Sandra Cristina nabais Inês 
 
 

A MÃO PESADA... 

Esta UEFA tem mão pesada e só lhe falta mesmo estender a mão... à velha maneira hitleriana!

(...)

Espero, sinceramente, que quando esse ¿Herr Aigner¿ vier a Portugal, lhe façamos uma recepção condigna: sem violências, mas expressando-lhe bem o nosso descontentamento! 

Quanto aos jogadores castigados, a minha solidariedade, pois o ¿crime¿ que cometeramm, estou certo que qualquer português o cometeria... excepto o Dr. José Sócrates, mais preocupado com a imagem politicamente correcta. Quanto ao Senhor Dallas, não haverá uma mãzinha do inevitável Souness nesta sua persiguição? 

Álvaro Faria 

Os árbitros em toda a parte são comprados, e para isso temos em Portugal um grande especialista, lá para os lados do norte de Portugal, e existe também no norte um tal de presidente da liga de futebol que afirma que foi mão na bola dada por Abel Xavier - na minha opinião, esse senhorsito foi o único que em Portugal afirmou que foi penalty contra a nossa selecção, a selecção portuguesa.

(...)

Tenho uns amigos aqui na California que pouco entendem de futebol, e mesmo esses entendem que não houve penalty contra Portugal, considerando que o árbitro errou redondamente (...). 

Na FIFA passa-se o mesmo, e isso já se viu no último campeonato do mundo, onde o perfume francês foi campeão.

Saudações desportivas. 

Gil Oliveira

San Pedro

California 
 

Exmos Senhoras e Senhores da UEFA, 

Com respeito às punições atribuídas aos jogadores da selecção nacional protuguesa, tenho a dizer o seguinte: com a vossa atitude, o futebol perde a credibilidade. Não bastou a injustiça do penalty assinalado, nas meias finais do EURO 2000, a favor de França?

(...)

Aqui na Alemanha, onde resido, chamaram corajoso ao fiscal de linha pela sua decisão. Mas, num jogo das meias-finais de um campeonato europeu, quatro minutos antes do fim do prolongamento, ser assinalada uma ¿mão¿ duvidosa, que cujo penalty consequente, em 8 de 10 casos, daria o golo, o golo de ouro, quando o árbitro já tinha apontado para canto, eu chamo ao mesmo fiscal de linha insensível.

(...)

Assim, como muitos queriam, a França acabou por se consagrar campeã! Eis o que ficará mencionado na estatística. A tal ¿mão¿, se ou como existiu e seja ela de quem for, não será mais referida...

(...) 

Rui Miguel Santos Vicente 
 

BOLA NA MÃO 

Por estas e outras, se percebe, que tanto a UEFA, como a própria FIFA, são a face de países, onde o interesse desportivo, é superior talvez ao político. Ora sendo assim, nada mais temos a dizer. 

Só espero que as carraças e as hienas que rodeiam estas estruturas, acabem por compreender situações como as que assistimos, neste e noutros campeonatos. A propósito, porque razão nunca foram investigadas as contas destes organismos. Seria bom que assim fosse, para uma maior transparência desportiva. 

José Vítorino 
 

FAIR PLAY 

Como todos vimos na UEFA o fair play é uma expressão utilizada que serve para conter alguns e permitir que outros, nem sempre por meios correctos, obtenham o que querem. Com isto não quero dizer que a França não mereceu ganhar, mas sim que o temanho dos países, a sua força política e o seu poderio económico pesam cada vez mais num desporto de paixões em que supostamente somos todos iguais, mas que na hora das decisões importantes, dentro e fora dos relvados, ainda somos claramente prejudicados. Se não, vejamos: Portugal nos jogos com selecções grandes viu-se muitas vezes impedido de jogar, sofrendo faltas (algums bem duras) consecutivamente, algumas que poderiam originar livres perigosos e que ficaram por marcar, com cartões por mostrar (a Zidane), etc. 

Eu, como simples torcedor português que sou, gostaria de saber porque era tão importante para a França ganhar?

(...)

Por fim desenganem-se aqueles que pensam que nos calam só porque somos organizadores do EURO 2004, até que se for para compactuar com estes tipos de situações, prefiro não ser anfitrião de tão importante competição. 

Assim me despeço fazendo votos que já em 2002 a verdade desportiva vença, e Portugal também. 

Carlos Gonçalo lopes Lula Amaral Pontes 
 

I think it¿s not fair for Portugal to get robbed like that. Fists things first, France first goal was offside. There was a clear penalty in France box on Nuno Gomes that wasn¿t called, and that penalty well it was definitely unintentional, that really aggravates me that we got robbed like that, well just cause France is the world champs, they figure they can¿t loose. Well, in my heart Portugal is the EURO 2000 champs. France isn¿t as good as everyone thinks, we definitely deserved to win. It¿s just too bad we couldn¿t get a rematch. FIFA is awful. I think that if they wanted that they could definitely do something about it, because if they watched that game just like I did 4 times, then they would have seen that, that had to be worst called game I have ever seen, that ref should loose his job: what kind of ref lets the linesman make the call. FIFA suspended Nuno Gomes, Abel Xavier and Paulo Bento. Why not suspend the whole team? 

(Penso que não é justo para Portugal ser roubado desta forma. Antes de mais, o golo de França foi fora de jogo. Houve um penalty claro na área de França sobre o Nuno Gomes que não foi assinalado, e esse penalty não foi definitivamente intencional, o que só agrava o termos sido roubados daquela forma. Apenas porque a França é a campeã do mundo, pensa que não pode perder. No meu coração, Portugal é o campeão do EURO 2000. A França não é tão boa como todos pensam, nós mereciamos ganhar. É lamentável que não possamos ter uma repetição do jogo. A FIFA é péssima. Penso que se eles quisessem fazer algo, poderiam efectivamente tê-lo feito, porque se tivessem visto o jogo 4 vezes como eu vi, teriam que ter visto, o pior chamado jogo que já vi. Aquele árbitro devia perder o emprego: que tipo de árbitro deixa que o fiscal de linha assinale a falta? A FIFA suspendeu o nuno Gomes, o Abel Xavier e o Paulo Bento. Porque não suspender toda a equipa?) 

Kevin

Allons Messieurs, 

Comment peut-on infliger une punition si grande à des jouers qui 120' auparavant étaint encore classes dans le trio de tête du fair-play. Non seulement vous les avez punis, mis vous avez trompé tout un people par vôtre decision. Ils sont été sans doute trop impulsifs, mais qui ne le seriat pas devant une telle injustice? Nous sommes un petit pays et tout a été fait pour quún grand gagne. Je ne vois pas d¿autre explication à vôtre décision. 

Nous derangions par notre beau football, et cella vous ne pouviez ládmettre. Au vu de la photo ci-jointe comment le juge de touché peut-il être catégorique en disant que Abel Xavier fait une faute volontaire? Vous vous étonnez que les gens fréquentent de meoins en moins les stades de football? Vous êtes vous demandez pourqoui? Vous en êtes les responsables Messieurs. 

Je fais partie d¿un club amateur en Belgique et j¿ai vu des hommes, mais des vrais, pleurer car on leur demande d¿être fair-plays de jouer et non pas de tricher mais vous ne leur avez pas montré ce que cela veut dire. 

Je ne vous salue pas Messieurs. 

(Como se pode infligir uma punição tão grande a jogadores que 120 minutos antes estavam ainda classificados no trio de topo do fair-play. Não somente os puniram, mas também enganaram todo um povo com a vossa decisão. Eles foram demasiado impulsivos, mas quem não seria diante uma tal injustiça? Nós somos um pequeno país e tudo foi feito para que um grande ganhasse. Não vejo outra explicação para a vossa deicsão. 

Nós incomodámos com o nosso bom futebol, e isso não puderem admitir. Vendo a foto junta, como pode o fiscal de linha ser tão categórico ao afirmar que Abel Xavier faz uma falta voluntária? Surpreendem-se se cada vez menos pessoas frequentam os estádios de futebol? Perguntam-se porquê? São os Senhores os responsáveis. 

Faço parte dum clube amador na Bélgica e vi homens, dos verdadeiros, chorar porque lhes pediram para ter fair-play, e para não fazer batota, mas eles não disseram o que isto queria dizer. 

Não vos cumprimento Senhores. 

Ângelo Freire