Octávio Machado acredita numa vitória na quarta-feira, frente à Juventus. Mas sabe que para que isso possa ser possível, precisa de ter um Porto de luxo. Na conferência de Imprensa oficial antes de um jogo da Liga dos Campeões, realizada ao final desta manhã, o técnico portista optou por um discurso de optimismo cauteloso.  

«Sabemos do valor da Juventus. É um dos grandes da Europa, uma equipa fortíssima, por todos apontada como um conjunto de grande qualidade, de grande prestígio, um dos conjunto de elite do futebol europeu. Sabemos também que os clubes italianos estão a tentar recuperar algum brilho perdido nos últimos anos, mas depende de nós próprios fazer um grande jogo», observou o treinador do F.C. Porto. 

E qual será, então, a receita para um F.C. Porto ganhador, amanhã? «Há que ter muito rigor, muita disciplina. Temos que estar ao nosso melhor nível, temos que mostrar algum do futebol que mostrámos nos dois jogos que já realizámos neste grupo. Tanto na Noruega como na Escócia, praticámos um futebol elogiado por toda a Europa».  

Desenvolvendo um pouco mais o balanço que faz dos encontros na Noruega e na Escócia, Octávio insiste na ideia de que mesmo em Glasgow, num jogo que o F.C. Porto perdeu, a sua equipa praticou um futebol que o agradou: «Foram dois jogos diferentes, que tivemos que abodar de maneira diferente também, mas mesmo em Glasgow fizemos um jogo elogiado. Atacámos, praticámos um bom futebol, mas infelizmente não evitámos a derrota». 

«O público poderá ser decisivo» 

Na perspectiva de Octávio, um dos factores que impediu que o F.C. Porto conseguisse dar a volta em Glasgow foi «a forma entusiástica como o público escocês apoiou a sua equipa». «Isso ajudou-os a aguentar a nossa pressão na segunda parte. Será isso, também, que vamos precisar com a Juventus», aponta o técnico azul e branco. 

Dado que se trata do primeiro jogo em casa, Octávio não tem dúvidas em apontar qual será um bom resultado.. «Ganhar!» E nem o facto de se tratar da Juventus fará do empate um resultado agradável? «Não podemos pensar assim», diz Octávio. «Estamos numa Liga dos Campeões em que todos os resultados são possíveis. Somos a única equipa neste grupo que já conseguiu ganhar fora. Vencendo este jogo em casa, provaremos que somos uma equipa capaz de vencer qualquer jogo».