Não são notícias animadoras para o Sporting: a formação de Marco Silva vai ter de fazer algo até aqui nunca feito para garantir desde logo o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões sem ter de fazer contas.

Ou seja, já se sabe que o Sporting precisa de pontuar em Stamford Bridge, ora consegui-lo seria absolutamente inédito para uma equipa portuguesa. Nunca uma formação nacional conseguiu evitar a derrota fora com o Chelsea.

Os londrinos receberam o FC Porto em 2005, outra vez o FC Porto em 2007, ainda o FC Porto em 2009 e o Benfica em 2012. Ganharam sempre, claro, 

Em 2005 bateram o FC Porto por 3-1 (golos de Smertin, Drogba e Terry, contra um golo de McCarthy pelo meio).

Em 2007 voltaram a vencer o FC Porto, desta vez por 2-1 (golos de Robben e Ballack, conta um golo de Quaresma a abrir).

Em 2009 venceram novamente o FC Porto, apenas por 1-0 (golo de Anelka).

Em 2012, por fim, bateram em jogo dos quartos de final o Benfica por 2-1, depois de já terem também vencido na Luz (Lampard abriu o marcador, Javi Garcia deu esperança aos encarnados aos 85 minutos, mas nos descontos Raul Meireles garantiu o triunfo do Chelsea).

Por isso, já se vê como o Sporting tem uma tarefa muito difícil para ser a primeira equipa nacional a pontuar em Stamford Bridge. Mas há mais: o Chelsea venceu todos os últimos sete jogos com adversários portugueses.

Se não veja-se: venceu o Sporting já esta época, venceu o Benfica em 2013, na final da Liga Europa, e venceu também o Benfica duas vezes em 2012, em confronto dos quartos de final da Liga dos Campeões.

Antes disso venceu o FC Porto duas vezes em 2009, em dois jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões, e venceu em 2007 o FC Porto, na segunda mão, em casa, dos oitavos de final da Champions.

A última vez que uma equipa portuguesa jogou com o Chelsea e não perdeu aconteceu em fevereiro de 2007, quando o FC Porto recebeu e empatou (1-1) com os londrinos, com golos de Raul Meireles e Shevchenko.

Feitas as contas, o Chelsea já defrontou dez vezes adversários portugueses, venceu oito (e sempre em casa), empatou uma vez, no Porto, e perdeu uma vez, também no Porto.

A única vez que o Chelsea não precisava do resultado... perdeu mesmo

Mas nem tudo são más notícias. Há uma curiosidade favorável ao Sporting: é que a única vez que o Chelsea jogou sem precisar do resultado, foi também a única vez que perdeu.

Aconteceu a 7 de dezembro de 2004, quando o Chelsea jogou no Dragão na última jornada do Grupo H da Liga dos Campeões já apurado: a formação de Mourinho não precisava portanto do resultado, enquanto o FC Porto, por outro lado, estava obrigado a ganhar para se apurar.

Foi um jogo cheio de tensão, até porque era a primeira vez que Mourinho regressava ao Dragão.

Damien Duff abriu o marcador ainda na primeira parte, Diego empatou já no segundo tempo e McCarthy garantiu o triunfo por 2-1 a quatro minutos do fim. O FC Porto terminou com mais um ponto do que o CSKA Moscovo e apurou-se para os oitavos de final, fase em que seria eliminado pelo Inter Milão.