É caso para dizer: vale tudo. Depois de ter abordado os responsáveis do Google, para uma potencial fusão, o Yahoo! tenta agora a AOL, de forma a evitar a compra hostil por parte da Microsoft.

Apesar da possível fusão com a AOL, já ter sido planeada num passado recente, a falta de acordo quanto aos valores do negócio, levou a que tudo caísse por terra.

Segundo o «The Wall Street Journal», para além do Google e do AOL, o Yahoo! tentou ainda uma parceria com o grupo Walt Disney, o que até agora, não passou de conversações.

A imprensa internacional avança, ainda, que esta segunda-feira pode ser um dia-chave, já que o Yahoo! está a preparar uma contra-proposta à Microsoft, rejeitando os 31 dólares por acção, inicialmente oferecidos, e propondo aumentar o preço para 40 dólares por cada acção.

Se tal acontecer, a Microsoft vai ter de desembolsar ao todo 51,1 mil milhões de dólares, ou seja, 35,1 mil milhões de euros.

Recusa pode iniciar batalha

Além disso, o «não» do Yahoo! à proposta da Microsoft pode dar início a verdadeira uma batalha. É que a empresa de Bill Gates pode «armar» uma estratégia para tentar substituir o Conselho de Administração do motor de busca, até Junho.

A gigante informática até já contratou uma equipa que inclui Alan Miller, da Innisfree, especializada neste tipo de negociação, e Joele Frank, do New York M&A, tendo ainda requerido o apoio do grupo Blackstone e a Morgan Stanley. O Yahoo!, por sua vez, protege-se com Dan Burch, do MacKenzie Partners.