Segundo o comunicado da organização Americans for Tax Reform, este ano, os impostos pagos aos governos federal, estatal e autárquico custaram ao norte-americano médio 192 dias de trabalho, meio-dia menos do que em 2006.

Todos os anos, a organização Americans for Tax Reform estabelece um Dia do Custo do Governo (Cost of Government Day ou COGD), aquele em que o ordenado bruto do cidadão médio atingiu o seu montante anual de impostos para os diversos níveis de governo, diz a «Lusa».

Em 2006, esse dia foi o 12 de Julho, tendo sido necessários 192 dias e meio de trabalho.

Embora em 2007 o Dia do Custo do Governo seja hoje para o contribuinte médio norte-americano, cada estado tem a sua própria data. No estado de New Jersey, por exemplo, onde existe uma importante comunidade portuguesa e luso-americana, o COGD de 2007 só chegará daqui a 11 dias, em 22 de Julho, ao fim de 203 dias de trabalho, segundo o comunicado da Americans for Tax Reform.

Segundo a mesma organização, em 2006, o estado norte-americano onde os residentes tiveram de pagar mais para terem o dinheiro suficiente para satisfazer os impostos anuais foi Connecticut.

Em 2006, os residentes do estado de Connecticut tiveram de trabalhar 210,6 dias para juntar o dinheiro suficiente para pagar todos os impostos anuais.

O estado do Alabama foi o ano passado aquele em que os residentes menos tiveram de trabalhar para poderem liquidar a conta fiscal: 175,6 dias.