Arrancou esta quarta-feira um dos maiores eventos do ano promovidos pela Microsoft: o TechDays 2008.

Apesar do evento ser essencialmente destinado a profissionais de tecnologias de informação (TI) e de desenvolvimento de software, a verdade é que, este ano, o tema forte centra-se no Ambiente.

No primeiro dos três dias de conferências técnicas, um dos objectivo da gigante informática é «ilustrar» uma série de iniciativas no âmbito do «Green IT», mas para tal é necessário «sensibilizar o universo da tecnologia que gira em seu redor, para as necessidades de criação de tecnologias mais amigas do ambiente», refere a empresa em comunicado.

A tecnológica espera, por isso, reunir cerca de 2.000 profissionais da área neste evento e cerca de 500 estudantes. Ao todo a empresa espera receber 6.500 visitantes.

Sector gera 100 mil quadros de elevada qualificação

A cerimónia de arranque foi dada pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que destacou a importância dos incrementos de produtividade no desenvolvimento de software que contribuíram para as inovações digitais nos últimos anos.

«As tecnologias de informação afirmam-se assim, e cada vez mais, como uma matéria-prima essencial na criação de novas respostas aos grandes desafios que se colocam aos Estados, às sociedades e a todos os sectores produtivos das economias», frisou o presidente.

Para Cavaco está é mais uma oportunidade para se «reflectir e partilhar experiências», bem como «explorar e discutir novas possibilidades das tecnologias digitais».

O Presidente da República confessou que o sector das Tecnologias de Informação emprega, só em Portugal, cerca de uma centena de milhar (100 mil) quadros de elevada qualificação técnica e, por isso, «um bom exemplo da acção inovadora de uma nova geração de pequenas e médias empresas portuguesas», concluiu.