Um ano depois do lançamento oficial do Windows Vista, em Portugal, a Microsoft garante que a implementação do sistema operativo no mercado doméstico continua a «bom ritmo», prevendo até Junho de 2008, que já tenham sido vendidos um milhão de computadores com Windows Vista.

A empresa faz ainda o balanço do primeiro ano de vida do seu mais recente sistema operativo. «Nos primeiros 365 dias de vida, o Vista conquistou consumidores e empresas em todo o mundo, com mais de 100 milhões de unidades vendidas», refere a empresa em comunicado.

Além disso, a gigante informática sublinha que até Julho deste ano prevê que existam no mercado português mais de um milhão de cópias de Windows Vista instaladas em computadores.

Já no mercado empresarial, a Microsoft Portugal conta com um número alargado de empresas que finalizaram o processo de migração para o Windows Vista, existindo «muitas outras numa no processo de migração para o Vista».

40% de PCs no mercado empresarial devem correr Vista em Junho

Após o lançamento da primeira actualização do Windows Vista, Service Pack 1 (SP1), durante o primeiro trimestre 2008, a Microsoft prevê que a implementação do sistema operativo no mercado empresarial nacional venha a acelerar. A Microsoft Portugal acredita que até Junho de 2008, mais de 40% dos computadores no mercado empresarial estejam já a correr Windows Vista.

Para o responsável pelo Windows Vista na Microsoft Portugal, Rui Cruz, «o desempenho do Windows Vista em Portugal tem sido bastante positivo, à semelhança dos resultados alcançados no resto do mundo. Foi um ano de renovação e de muito trabalho, onde o empenho dos nossos parceiros foi fundamental para chegar a estes resultados», sublinha.