A Fundação Luís Figo, uma organização não governamental sem fins lucrativos, destinada a apoiar crianças e jovens doentes e carenciados, foi hoje apresentada no Porto, numa cerimónia que contou com a presença do jogador do Real Madrid. Os primeiros eventos desta instituição terão lugar no Porto: um congresso com a presença de Alex Ferguson e Jorge Valdano e um «jogo de estrelas» com alguns dos maiores nomes do futebol europeu.

Para Figo, esta é a forma de poder dar, aos jovens mais desfavorecidos, a oportunidade de praticarem desporto, contribuindo para que possam ter um futuro melhor: «É a concretização de uma ambição antiga e uma maneira de ajudar, de uma forma desinteressada de poder proporcionar um futuro melhor aos mais desfavorecidos», explicou, acrescentando que partiu para a criação desta fundação imbuído de um verdadeiro espírito de solidariedade».

Para o internacional português, «a realização de um cidadão não se esgota na actividade profissional, devendo estender-se à ajuda ao próximo e ao trabalho e prol da comunidade».

«Futuro pelo Desporto», «Futuro pela saúde» e «Futuro jovem» são os três programas da fundação destinados a promover a prática desportiva e a criação de oportunidades aqueles que, à partida, têm menos condições sócio-económicas. A ajuda a crianças e jovens com doenças graves é outra das «bandeiras» da instituição que tem o nome do mais mediático jogador nacional.

Chuva de estrelas

A Fundação Luís Figo está sedeada em Lisboa e tem, nesta fase inicial, uma dotação de 1,2 milhões de euros; dentro de cinco anos, a verba passará para 6 milhões de euros. Além das doações do seu fundador, vai sobreviver graças a patronos e mecenas, colaborações especiais e eventos destinados à angariação de fundos.

O primeiro vai ter lugar entre 30 de Junho e 1 de Julho, no Porto. O I Congresso Internacional Sports and Entertainment vai abordar temáticas relacionadas com o futebol e as suas relações com o marketing e as novas tecnologias. Alex Ferguson e Jorge Valdano são dois dos oradores já confirmados.

No dia 2 de Julho o Estádio do Bessa recebe um jogo «All Stars», que opõe uma equipa da Fundação Luís Figo, orientada por Scolari e Carlos Queiroz a outra da Unicef, que será treinada por Alex Ferguson e Vicente del Bosque. Além de Figo, estão «convocados» para esta partida Rui Costa, Ronaldo, Kahn, Raul, Davids, Del Piero, Fernando Couto, Ricardo, Batistuta e Robert Pires , entre outros.

Leia ainda: