Jankauskas chegou a Portugal em Dezembro para representar o Benfica, emprestado pela Real Sociedad até ao final da época. O lituano não foi a primeira escolha dos encarnados, que cobiçavam Kovacevic, mas chegou e convenceu os adeptos da Luz ao estrear-se a marcar na vitória sobre o Varzim (3-2).

Esteve seis meses no clube da Segunda Circular e marcou oito golos, três deles nos dois primeiros jogos. Jankauskas conseguiu o estatuto de goleador e parecia ter todo o perfil de quem vinha para vencer: alto, forte, trabalhador e com uma aptidão para o golo.

O lituano nasceu em Vilnius há 27 anos. Começou a jogar num clube da sua cidade, o Zalgiris Vilnius, onde se manteve entre 1992 e 1996, a época em que mais golos marcou (25). Daí foi para o futebol russo. Dividiu a época 1996/97 entre o CSKA de Moscovo e o Torpedo. No final dessa temporada foi tempo de rumar à Bélgica. O Bruges acolheu-o durante quase três épocas. Quase porque antes do seu final Jankauskas rumou à Real Sociedad.

No primeiro ano em Espanha fez 15 jogos e marcou quatro golos. Na época passada 27 partidas renderam 11 tentos e antes de ingressar no Benfica ficou-se novamente pelos quatro.

O Benfica parecia o destino certo do lituano, mas os responsáveis encarnados não exerceram o direito de opção dentro do prazo estipulado. Jankauskas vai continuar em Portugal, mas agora vai vestir de azul e branco.