Alenitchev, médio-ofensivo do F.C. Porto, foi chamado para a dupla operação da selecção russa, diante da Eslovénia e das Ilhas Faroé, em dois jogos cruciais para o grupo 1 de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2002. 

O outro russo do F.C. Porto, Ovchinnikov, não consta dos escolhidos, uma situação normal, uma vez que Ovchinnikov já havia manifestado a sua intenção de abandonar a selecção, para se concentrar no trabalho em Portugal. 

Eis a lista completa dos convocados da selecção russa: guarda-redes, Nigmatullin (Lokomotiv Moscovo) e Filimonov (Dinamo Kiev); defesas, Dayev (Topedo Moscovo), Drozdov (Lokomotiv Moscovo), Kovtun (Spartak Moscovo), Chugainov (Lokomotiv Moscovo), Nikiforov (PSV Eindhoven), Onopko (Oviedo), Tetradze (PAOK) e Khlestov (Besiktas); médios, Alenitchev (F.C. Porto), Gusev (Dinamo Moscovo), Karpin e Mmostovoi (Celta de Vigo), Karyaka (Samara), Semak (CSKA), Smertin (Bordeus), Titov (Spartak Moscovo) e Khoklov (Real Sociedad); avançados, Beschastnykh (Spartak Moscovo), Izmailov (Lokomotiv Moscovo) e Shirko (Torpedo Moscovo).