Surpreendido, desiludido e preocupado. Foi desta forma que Rui Costa surgiu na sala de imprensa da Fiorentina, acompanhado por Toldo, De Livio e Torricelli, para reagir à anunciada saída do técnico Fatih Terim no final da época. O capitão da equipa «viola», em nome da equipa, transmitiu surpresa e preocupação mas também quis deixar uma palavra de confiança para os adeptos. 

«É uma situação que não nos agrada. Mas temos também o dever de tranquilizar os adeptos. A equipa continuará a lutar em campo a cem por cento», disse o jogador português ao jornal «Gazzetta dello Sport», deixando em aberto a esperança que o treinador turco venha a mudar de ideias. «Talvez com bons resultados possamos convencer o nosso treinador a ficar em Florença». 

O mais importante neste momento, para Rui Costa, é manter a polémica fora das quatro linhas. «Temos de procurar a máxima concentração para o desafio de Bergamo. A Atalanta é a revelação do campeonato. Estamos convictos que podemos deixar todas as polémicas fora do balneário». 

O assunto foi tema de uma longa conversa no balneário «viola» e, mais uma vez em nome da equipa, Rui Costa anunciou que os jogadores não tencionam interferir no contencioso entre o presidente Cecchi Gori e o treinador Terim. «Não é da nossa competência. Não queremos interferir nesta guerra. Guradamos grande estima pelo homem e técnico Terim», revelou o internacional português.