Mateus está em Angola para representar a selecção do seu país e à chegada o avançado que deu nome ao caso que afectou o arranque da Liga e se arrasta desde a temporada passada disse que está «bem psicologicamente», mas evitou tecer comentários sobre a situação que levou à despromoção do Gil Vicente.
«Não quero falar sobre o caso do Gil Vicente, mas posso dizer que a situação não perturba a minha concentração nos trabalhos da selecção angolana», afirmou o jogador à chegada a Luanda.
Mateus não compareceu no domingo em Vila do Conde, no jogo que marcou o regresso do Gil Vicente à competição após três faltas de comparência, e chegou a avançar com o pré-aviso de rescisão, mas continua a não prestar quaisquer esclarecimentos.
No mesmo voo que levou o jogador viajaram ainda Pedro Mantorras, do Benfica, Mendonça, do Varzim, André Makanga, do Kuwait FC, e Luís Delgado, da equipa francesa do Metz. Mantorras, que foi titular da selecção angolana no jogo de abertura da fase de qualificação, frente à Suazilândia, admitiu que pretende voltar a jogar, mas frisou que o mais importante é a vitória da equipa angolana: «O importante não é que eu jogue, mas que Angola vença.»
A equipa orientada por Oliveira Gonçalves defronta no domingo o Quénia em jogo da segunda jornada da fase de qualificação para a CAN 2008. Os «Palancas» lideram o grupo, a par da Eritreia.