A figura:André Cunha

Mais recuado do que o habitual, face à ausência de Luís Manuel, ganhou várias bolas mostrando uma faceta menos conhecida mas igualmente eficaz. Aliás, este experiente médio não é muito de altos e baixos. Mantém uma coerência assinalável. Raramente é brilhante, raramente é medíocre. Todas as equipas precisam de jogadores assim.

O momento: Kelvin atira à trave

Minuto 87. Seria, quase de certeza, o ponto final no jogo. A mais flagrante de todas as ocasiões de um jogo monótono chegou pelos pés do jovem brasileiro, entrado minutos antes. A arrancada pela direita é digna de registo, mas o remate foi ainda melhor. Violentíssimo. Adriano estava batido, mas a trave saltou o Gil Vicente.

Outros destaques

Júnior Caiçara

Ofensivo como sempre, faltou-me apenas um outro arrojo na decisão das jogadas. Bom início, seguimento prometedor e, muitas vezes, final pouco feliz. Combinou bem com Richard e com Guilherme, formando uma ala esquerda dinâmica na primeira parte. Um deslize foi quase fatal, numa bola entregue a Bruno China que Yazalde, depois, desperdiçou. Seria inglório.

Vítor Gomes

O melhor do Rio Ave, pautando com classe as ações no miolo. Demorou a entrar em jogo, como toda a equipa mas cresceu e, sobretudo na segunda parte, dominou por completo a sua zona de ação, não deixando que Richard e João Vilela fizessem estragos e, ao mesmo tempo, jogando de cabeça levantada com vista aos companheiros da frente.

Zé Luís

Não se pode condenar um avançado que tenta o remate, ainda por cima quando estava isolado, mas o lance de Zé Luís, ao minuto 83, tinha, facilmente, um desenho mais eficaz. Hugo Vieira isolou o companheiro que tinha Luís Carlos solto na esquerda. Um passe naquela direção seria «meio golo», como se diz na gíria. O cabo-verdiano quis o bolo só para si, esperou por Jeferson, driblou-o e atirou para a baliza. Mas Huanderson defendeu e o nulo não se alterou.

Bruno China

Parceiro perfeito para Vítor Gomes. Roubou a bola que deu a melhor ocasião do Rio Ave na primeira parte, saiu quase sempre bem a jogar, corrigiu o posicionamento dos colegas e ganhou quase todos os duelos onde se envolveu. Nota positiva, também.