Primeiro dia de acção de Godinho Lopes na presidência do Sporting, depois da atribulada noite de eleições. O novo responsável máximo dos leões visitou Alcochete, onde a equipa treinou, e onde anunciou: «Já falei com Abrantes Mendes e vou falar com os restantes candidatos para ver se podem ir a Alvalade quarta-feira, para tratar de moldes e termos da auditoria que prometi fazer.»

Sem responder a perguntas, Godinho Lopes explicou os primeiros passos como presidente leonino. «Esta manhã, em Alvalade, comecei cedo, para cumprir dossiers que tinha deixado em aberto, numa fase anterior», disse, na Academia.

«Tive o cuidado de definir uma política de comunicação e está perfeitamente claro que a comunicação institucional do Sporting será feita em exclusivo por mim, e que no futebol vão falar Luís Duque, José Couceiro e, na ausência de Duque, será Carlos Freitas, embora em termos institucionais serei eu», prosseguiu, para revelar mais à frente que terá um responsável pela comunicação do clube.

Godinho Lopes também abordou, mas de passagem, as eleições. Ou melhor, explicou sobre a conferência desta manhã: «Autorizei que se organizasse para explicar o acto eleitoral. Embora tivesse sido decisão minha, falei com Eduardo Barroso [eleito presidente da Assemblei Geral, numa lista concorrente], o que é um acto natural para com o presidente da assembleia geral, que concordou. Já marquei reuniões de trabalho com Eduardo Barroso a pensar no dia seguinte do Sporting.»

Luís Duque ainda fora de acção

O presidente dos leões declarou que esta vinda a Alcochete teve o objectivo de «dirigir uma palavra de incentivo aos jogadores» e que não vai «interferir em rigorosamente nada na estrutura existente» no futebol leonino.

«Confirmámos Couceiro, Oceano e José Lima e dissemos aos jogadores que vamos voltar quinta-feira para confirmar aquilo que dissemos e ainda que pedimos o maior esforço e orgulho de vestir esta camisola», afirmou, para anunciar que «Luís Duque ainda não veio porque só amanhã será cooptado» para a SAD do Sporting. Já Carlos Freitas veio «para começar a ter contacto directo com Alcochete».

No que toca a outros assuntos que não estão relacionados com o futebol, Godinho Lopes listou o que fez neste primeiro dia: «Sempre dissemos que iríamos iniciar a alteração de estatutos para criar o sócio-adepto e o sócio-atleta. Começou a ser feito, estamos a trabalhar nesse documento e quando estiver preparado falaremos com os núcleos para ver se é suficientemente abrangente.»

Quanto às modalidades, o presidente disse que «houve cuidado de falar com Paulo Pereira Cristóvão, porque ele partiu para o multi-desportivo» Moniz Pereira e o responsável pelas modalidades para «analisar o futuro pavilhão» do Sporting.