Tony Carreira visita na quarta-feira as instalações da Sociedade Portuguesa de Esclorose Múltipla (SPEM), sendo acompanhado por Cinha Jardim, outra embaixadora da causa em Portugal.

O Dia Mundial da Esclorose Múltipla foi criado pela federação internacional da doença e pretende reunir várias associações e organizações num movimento global de alerta para a patologia, através da promoção de eventos e actividades. Lionel Messi, jogador do Barcelona, foi também escolhido para ser um dos embaixadores da causa.

Manuela Martins, presidente da SPEM, afirma que «a intervenção nas comemorações nacionais deste dia simboliza todo o trabalho desenvolvido e que virá a ser realizado no futuro, em prol dos doentes e das suas famílias».

«Trata-se de um evento que apela a todas as sociedades civis, sem as fronteiras dos países, para a necessidade de participação de todos numa guerra que vai sendo progressivamente ganha», conclui.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crónica e degenerativa do sistema nervoso central que interfere com a capacidade de controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio. A doença afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.