O engenheiro Mira Amaral considera que baixar os impostos antes das eleições legislativas de 2009, seria «um risco».

Em declarações à Agência Financeira, Mira Amaral revela que estamos a viver um «problema sério» e que «enquanto não começarmos a reduzir a despesa pública corrente, é um risco baixar os impostos», disse à margem de um almoço organizado pelo Fórum para a Competitividade.

Mira Amaral: Lei tributária «despropositada» deve ser revista

Mira Amaral acrescenta ainda que «descer os impostos agora era a total descredibilização» e que tal só pode ser feito «quando houver consolidação sustentável», acabando por referir que «poderia ser pior a emenda que o soneto».

Aumento de desemprego entre licenciados é «preocupante»

O também economista não se revelou surpreendido com os recentes dados do desemprego, que mostram que a taxa ficou nos 7,8 por cento no último trimestre de 2007, um valor que representa uma queda de uma décima face ao trimestre anterior e de quatro décimas face ao homólogo, e afirma que é essencial «que se crie um sistema de ensino adequado para o mercado».

Mostrou-se, no entanto, preocupado com o facto de haver cada vez mais desemprego entre os licenciados. «O Governo não pode criar postos de trabalho, mas pode fazer reformas estruturais a este nível», frisa Mira Amaral à AF, revelando que «os jovens fogem dos cursos técnicos por causa da física e da matemática» e que, por isso mesmo, o Executivo deve tomar medidas para pôr a «educação em ordem».