Pepe Guardiola, treinador do Barcelona, deixou os defesas Rafa Márquez e Martín Cáceres de fora da convocatória para o embate com o Racing Santander, jogo da segunda jornada da liga espanhola e o último antes da recepção ao Sporting para o primeiro jogo do Grupo C da Liga dos Campeões.
O central mexicano foi dos últimos a regressar a Camp Nou, depois dos compromissos internacionais, tal como Leonel Messi, mas o craque argentino integra a lista alargada de vinte jogadores. «Vi o Leo cansado pelo esforço dos jogos, das viagens e dos fusos horários, mas ele está bem de ânimo, bem-disposto e sem lesões», contou Guardiola, para quem a inclusão do argentino «não foi uma decisão política, mas sim desportiva».
Márquez foi poupado depois de ter chegado com dores musculares, enquanto Martín Cáceres só deverá chegar na manhã deste sábado à Catalunha, depois do voo que devia transportar os uruguaios que jogam na Europa ter ficado retido em Montevideu devido à queda de neve.
O técnico do Barça chamou vinte jogadores, mas Seydou Keita e Sérgio Busquets estão em dúvida, uma vez que têm estado com febre.
O Barcelona perdeu na primeira jornada, em Soria, diante do modesto Numancia (0-1) e Guardiola sabe que uma nova derrota no Camp Nou tornará o ambiente muito pesado para a equipa catalã.
«Agora estamos a três pontos do líder, mas às dez menos um quarto da noite estaremos empatados no primeiro lugar da classificação», disse o treinador para quem jogar no Campo Nou é uma responsabilidade acrescida. «Aqui temos sempre de jogar bem, propor coisas, atacar bem e defender bem», acrescentou.
Lista de convocados: Víctor Valdés, José Manuel Pinto, Puyol, Alves, Piqué, Abidal, Sylvinho, Touré Yaya, Busquets, Keita, Gudjohnsen, Xavi, Iniesta, Pedro, Víctor Sánchez, Henry, Bojan, Hleb, Eto¿o e Messi.