Pep Guardiola não se deixa iludir com os oito pontos de vantagem sobre o Real Madrid. Para o treinador do Barcelona há «muito a ganhar ou a perder» no Clássico do Santiago Bernabéu, agendado já para a próxima semana.

«É uma oportunidade única para dar um golpe decisivo no Real Madrid. Se perdermos, eles ficam a cinco pontos e com seis jogos por disputar. É muita Liga», disse Guardiola, logo após o árduo triunfo por 2-1 contra o Almeria , este sábado.

«Temos de jogar em Madrid como fizemos o ano passado ou há dois anos. O Real é fortíssimo no contra-ataque e tem um plantel de luxo, com muitas soluções. A minha experiência como jogador diz-me que o Estádio Santiago Bernabéu pressiona muito. Desde que me conheço, não existe um Real-Barça descafeinado. Com os suplentes resolveram o jogo em Bilbau. Isso ainda dá mais mérito ao que fazemos.»

Em relação à vitória complicada na recepção ao Almeria, Guardiola enalteceu «o processo defensivo» do adversário. «Na segunda parte estivemos melhor. São jogos perigosos e algumas coisas não correram bem, por me levantei tantas vezes do banco.»

Finalmente, a lesão gravíssima de Bojan Krkic. «É um drama para ele e para nós. É um jogador especial, dinâmico e fresco. Vai recuperar bem.»