Pep Guardiola vincou que se há um jogo da Liga espanhola que o Barcelona não pode perder é frente ao Almeria, na próxima jornada, pois a seguir os catalães vão ao Santiago Bernabéu defrontar o Real Madrid e o técnico blaugrana quer levar a actual vantagem de oito pontos para casa do segundo classificado.

«Podemos perder no Bernabéu para a Liga, podemos perder contra o Espanhol em casa, mas se há um jogo que não podemos perder é o do Almeria. Tendo esta vantagem de oito pontos, temos que ir ao Bernabéu com oito pontos. Estamos proibidos de perder diante do Almeria», sublinhou Guardiola depois da vitória por 5-1 frente ao Shakhtar Donetsk.

«Nós temos de recuperar (do jogo da Liga dos Campeões) bem, bem e bem. Agora que estamos a oito pontos, não podemos ficar nem a seis nem a cinco. Vamos enfrentar uma grande equipa e, tanto na Liga como na final da Taça, é normal que nos possam ganhar. Pode acontecer, mas não contra o Almeria», voltou a frisar.

Guardiola comentou ainda a exibição diante o Shakhtar da primeira-mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Tal como tinha afirmado antes da partida, o treinador do Barça começou por elogiar o adversário: «O Shakhtar é uma das melhores equipas que já vi»

O técnico acrescentou, ainda, que não acredita quando Mircea Lucescu diz que a eliminatória está sentenciada. «Não creio isso. O trabalho ainda não está feito. Recentemente, vencemos o Betis por 5-0 para a Taça e depois passamos mal para seguir em frente», atirou, destacando que os seus jogadores são uns «animais físicos» e «se o que sabem fazer bem, é competir».

A vitória frente aos ucranianos iguala um recorde histórico ao encadear nove triunfos consecutivos em competições europeias, algo que aconteceu apenas duas vezes na história do clube. A última vez foi entre Março de 1993 e Novembro de 1994, na equipa orientada por Johan Cruyff.