Freddy Guarín atravessa o melhor momento de forma desde a sua chegada do F.C. Porto. O médio colombiano conquistou o seu espaço no onze. Por outro lado, o colectivo falhou o objectivo principal, encarando a última jornada da Liga com o terceiro lugar garantido.

«Vamos a Leiria para ganhar, é sempre essa a mentalidade do grupo. Foi muito importante o último triunfo, para nos dar motivação, e agora queremos terminar bem. Temos uma final pela frente e não queremos perder motivação até lá», explicou o médio, depois de ter convivido com jovens portistas na Constituição.

Radamel Falcao luta pelo título de melhor marcador da Liga. Guarín promete ajudar o seu compatriota, lembrando que a equipa está em primeiro lugar. «Queremos ganhar e jogar bem. Temos responsabilidades, sobretudo perante a equipa. Se surgir depois a oportunidade de ajudar Falcao, melhor. Se for o caso de puder escolher entre marcar eu ou passar a Falcao, passarei», garantiu.

«Penso que ele pode ser melhor marcador. Demonstrou talento, fez golos, também fez assistências e penso que Falcao merece ser o melhor marcador», frisou o internacional colombiano.

Guarín foi confrontado com a indefinição em torno de Jesualdo Ferreira. O médio acredita na continuidade do actual técnico: «Tem mais um ano de contrato. É o treinador que temos e com o qual contamos. A decisão não é minha. Tenho a ideia que ele vai continuar, portanto estou tranquilo quanto a esse tema.»

«Estive à espera desta oportunidade»

O colombiano atravessa um bom momento de forma, sem esquecer a longa travessia do deserto. Uma mera questão de oportunidades, garante: «Estou num bom momento, mostrando grandes coisas, conseguindo golos. É um grande momento da minha carreira. Foi difícil, porque sempre trabalhei para isto, estive sempre à espera desta oportunidade, de jogar partidas de forma consecutiva. Agora, tenho confiança e motivação para me soltar um pouco mais.»

Colocado perante a questão da luta pelo título, entre Benfica e Sp. Braga, Guarín evitou fazer uma escolha clara. «Braga ou Benfica? Porto. Infelizmente, não é possível. Demos tudo para o conseguir, mas vamos trabalho no ano que vem para voltarmos a ser campeões», prometeu.

Na recta final da conversa com os jornalistas, o médio congratulou-se ainda com a chamada à selecção da Colômbia. Radamel Falcao, por outro lado, não foi chamado para os próximos particulares. «A chamada à selecção é mais uma alegria, é óptimo representar o nosso país. Quero agarrar um lugar e ganhar a confiança do seleccionador. Não sei porque é que o Falcao não foi chamado, pensávamos que seria, porque está num belo momento», concluiu.