Primeiro aviso: para além do futebol, neste sábado há a final do Mundial de râguebi, um espectáculo que nenhum apreciador de desporto deve perder. Segundo aviso: com jornada europeia a meio da semana, os nomes sonantes do futebol europeu jogam em bloco na sexta-feira, ou no sábado, deixando o domingo para explorar as decisões nos dois grandes gigantes sul-americanos, Brasil e Argentina. Confira o programa de um fim de semana dominado pelo reencontro de José Mourinho e Jürgen Klopp.

Sexta-feira
*** Eintracht Frankfurt-Bayern Munique, 19.30 (SportTV 3)


Razões para ver: A máquina mais demolidora do futebol europeu procura a 11ª vitória consecutiva na Liga, reforçando um recorde que já é seu. Mas este teria um significado especial, já que lhe permitiria igualar o registo do Tottenham, em 1960/61, o melhor de sempre entre as cinco maiores Ligas europeias. Não se imagina bem como poderá o Eintracht Frankfurt evitar este desfecho, mas o facto de a equipa de Guardiola ter um jogo importante para a Champions, a meio da semana, poderá ajudar a equilibrar, artificialmente, os pratos da balança. Para ver, até porque o Bayern deve ter pressa de resolver cedo.

Sábado
***** Chelsea-Liverpool, 12.45 (BTV 2)


Razões para ver: O grande jogo do fim de semana, suficiente para interferir com todo e quaisquer planos de um almoço tranquilo. Por tudo o que representam estes históricos, pelas posições inabituais que ocupam na tabela, e também pelo reencontro de dois treinadores que, nos últimos anos, fizeram história no futebol europeu. Da última vez que se cruzou com Klopp, em 2013, na Champions, Mourinho não foi feliz. Desta vez, com a inacreditável sequência de resultados negativos do Chelsea, qualquer outro resultado que não a vitória deixará os blues às portas de uma revolução.

*** Real Madrid-Las Palmas, 15 (SportTV 2)


Razões para ver: Primeira constatação: o Real Madrid exibe, nesta fase da temporada, o melhor registo defensivo dos principais campeonatos europeus. Segunda constatação: não será esse o atributo a ser posto em causa pelo Las Palmas, um dos mais claros candidatos à descida nesta edição da Liga. A fluidez ofensiva dos merengues vai dando para as encomendas, apesar das lesões de Bale e Benzema. Mas desta vez, com um jogo complicado diante do PSG, a meio da semana, Ronaldo e companhia precisam de recuperar aquela capacidade de esmagar adversários que exibiam nos jogos caseiros em outras temporadas.

**** Crystal Palace-Man. United, 15 (BTV 2)


Razões para ver: A dois pontos dos líderes, e a três dias de um jogo decisivo para a Champions, com o CSKA Moscovo, a equipa de Van Gaal não pode perder terreno. O caso Rooney é mais um dos fenómenos que sugerem alguma instabilidade para os lados de Old Trafford. A visita a Londres, num dia em que o rival City tem um jogo bem acessível em casa, é um teste à consistência que até ao momento continua a faltar aos «red devils».

*** Getafe-Barcelona, 19.30 (SportTV 2)


Razões para ver: Neymar ou Suarez? Ou será outro o coelho a saltar da cartola, desta vez? De novo na liderança partilhada com o Real Madrid, o Barcelona tem vivido do talento alternado dos seus dois avançados, enquanto Messi não recupera da lesão. O favoritismo dos catalães é claro, mas convém não esquecer que o Getafe é tão frágil fora de casa como é consistente quando atua no Coliseo Alfonso Pérez. E em vésperas de jogo europeu, a tentação de tirar o pé pode complicar o que parece fácil para os homens de Luis Enrique.

**** Inter-Roma, 19.45 (BTV 2)


Razões para ver: Abençoada crise da vecchia signora! Com a Juventus aparentemente fora de combate, com 18 pontos perdidos em 30, a série A transformou-se num dos campeonatos mais abertos e interessantes da atualidade. Para já, a Roma lidera, com dois pontos de avanço sobre um trio que inclui, precisamente, este Inter. Em caso de vitória, os homens de Mancini voltam ao primeiro posto, que ocuparam nas jornadas iniciais. E tanto o Nápoles como a Fiorentina, de Paulo Sousa, podem beneficiar deste combate de chefes e reforçar as inesperadas candidaturas ao título. Quem diria que o campeonato italiano ainda tinha tantas emoções fortes reservadas?

Domingo

At. Mineiro-Corinthians, 19 (SportTV 4)


Razões para ver: A seis jornadas do fim, o Corinthians lidera com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, que é o seu adversário deste domingo. Dito de outra forma: só uma vitória do At. Mineiro impedirá o Corinthians de encomendar as faixas de campeão e festejar o título, quatro anos depois. Uma espécie de final antecipada a compor um domingo privado dos grandes protagonistas, já em estágio para os jogos europeus a meio da semana.

**** Boca Juniors-Tigre, 21 (SportTV 2)


Razões para ver: Se no Brasil o clima dos corintianos ainda é de preparação para a festa, na Bombonera os festejos podem ser imediatos: em caso de vitória, o Boca é campeão a uma jornada do fim, algo que não lhe acontece desde o Torneio Abertura de 2012. Daí para cá o formato de competição mudou, mas a paixão dos bosteros é mais intensa do que nunca, agora que Tevez voltou à base. E até pode dar-se o caso de nem ser preciso vencer, se Rosario Central e San Lorenzo não ganharem os seus jogos à mesma hora.

Se este menu não for suficiente para os seus gostos, veja aqui a lista dos outros diretos do futebol internacional deste fim de semana:

Sexta-feira
*** Dep. Corunha-At. Madrid, 19.30 (SportTV 2)
*** Rennes-PSG, 19.30 (BTV 2)

Sábado
** CSKA Moscovo-Ufa, 11.30 (SportTV 2)
*** Werder Bremen-B. Dortmund, 14.30 (SportTV 3)
*** Juventus-Torino, 17 (BTV 2)
*** Valencia-Levante, 17.15 (SportTV 2)
*** Wolfsburgo-B. Leverkusen, 17.30 (SportTV 3)
** São Paulo-Sport, 19 (SportTV 4)
** Velez-River Plate, 22 (SportTV 2)

Domingo
** Eibar-Rayo Vallecano, 11 (SportTV 2)
* Den Haag-Feyenoord, 11.30 (SportTV 3)
*** Fiorentina-Frosinone, 11.30 (BTV 2)
** Everton-Sunderland, 13.30 (BTV 2)
** Estugarda-Darmstadt, 14.30 (SportTV 1)
** Espanhol-Granada, 15 (SportTV 2)
*** Southampton-Bournemouth, 16 (BTV 2)
** Hamburgo-Hannover, 16.30 (SportTV 1)
** Sp. Gijón-Málaga, 17.15 (SportTV 2)
** Lazio-Milan, 19.45 (BTV 2)
* Banfield-Rosário Central, 21 (SportTV 5)