Esta ementa dos momentos altos do futebol estrangeiro durante o fim de semana começa com a repetição de um protesto: nenhuma estação portuguesa teve a sensibilidade necessária para garantir a transmissão de jogos da Taça de Inglaterra – que tem alguns dos jogos mais promissores dos próximos dias, como o Everton-Chelsea e o Manchester United-West Ham. Mas adiante, que mesmo dando a Cup de barato há muito por onde escolher. E, para variar, começamos já por sexta-feira, para que possa entrar melhor no ritmo.

Sexta-feira

19.30: Hertha-Schalke 04 (SportTV 2) ***

Claro que é difícil reclamar atenções num campeonato onde coabitam das das melhores máquinas europeias de produzir bom futebol – Bayern e Dortmund, claro – mas quem ainda não reparou na temporada sensacional que o Hertha Berlim tem vindo a fazer ainda vai a tempo. O jogo desta sexta-feira põe frente a frente o terceiro com o quarto – sendo que o Mainz, outra das sensações da temporada, está apenas a um ponto dos lugares da Champions. Se o Hertha vencer, fica muito perto do acesso direto à fase de grupos. Com qualquer outro desfecho, a luta a três promete continuar.

Sábado

15.00: Barcelona-Getafe (SportTV 2) ****

Com o At. Madrid a oito pontos e o Real Madrid a 12, o Barcelona já só perde o título de campeão espanhol se fizer muito por isso. Uma semana depois de a tripla Messi-Suarez-Neymar atingir os 100 golos na temporada, é provável que haja alguma contenção de esforços na receção a um aflito Getafe – tanto mais que há jogo europeu a meio da semana - mas qualquer coisa menos do que uma vitória folgada seria uma franca surpresa.

17.30: Bayern Munique-Werder Bremen (SportTV 3) ****

Não serão muitos os momentos das últimas épocas em que se pode dizer que o Bayern vem de dois jogos seguidos sem vencer – ou, em alternativa, de uma fase com apenas uma vitória em quatro jogos – mas daí até agitar quaisquer vestígios de crise vai um passo demasiado grande, até porque o empate em Dortmund, no último fim de semana, praticamente selou a conquista do título. Seja como for, há amplos motivos de curiosidade para este clássico de outras décadas, com um Werder Bremen ainda a fugir à despromoção e um Bayern com um jogo complicado diante da Juventus, para gerir na Champions, daí a quatro dias.

Domingo

14.00: São Paulo-Palmeiras (SportTV 3) ****

E agora para algo de completamente diferente, rompendo com o eurocentrismo dos nossos hábitos futeboleiros. Um clássico paulista, marcado para o mais clássico dos estádios de São Paulo, o Pacaembu (o Morumbi, palco habitual do São Paulo FC, está em obras). Até a hora é invulgar: princípio da tarde em Portugal, fim da manhã no Brasil – isto porque, durante a tarde, toda a zona em redor do Pacaembu deve transformar-se numa enorme manifestação de protesto político. Ficando-nos pelo puramente desportivo, vale a pena dizer que estão frente a frente dois líderes dos respetivos grupos da primeira fase e que o São Paulo parte com favorito, até porque o Palmeiras está em plena substituição de treinador, uma vez que Marcelo Oliveira não resistiu ao desaire caseiro com o Nacional, para a Taça Libertadores.

16.00: Aston Villa-Tottenham (BTV 2) ****

O Leicester só joga na segunda-feira e o Arsenal tem compromisso para a Taça. Quer isto dizer que o Tottenham, surpreendente segundo classificado, é o cabeça de cartaz da Premier League neste fim de semana. O corretivo sofrido em Dortmund, na quinta-feira, não deve ter ajudado muito ao moral dos homens de Pochettino, proibido que estão de perder mais pontos para o líder, mas se há adversários frágeis na Liga inglesa este será seguramente o caso: a nove pontos da linha de água, o antigo campeão europeu de Birmingham é o mais firme candidato à descida, com apenas duas vitórias em 14 jogos caseiros. Dito de outra forma: se os «spurs» perderem pontos, o sonho de Ranieri, Vardy e companhia – que na segunda-feira recebem outro histórico em apuros, o Newcastle, fica bem mais perto de transformar-se na mais improvável das realidades.

16.30: B. Dortmund-Mainz (SportTV 3) ****

Quem tem visto os últimos jogos do Dortmund já sabe que a equipa de Thomas Tuchel nada fica a dever, por esta altura, aos melhores tempos da era Klopp: espectáculo e eficácia, a mesma agressividade com mais posse de bola são os ingredientes de base para que os talentos de Reus, Mkhytarian, Aubameyang, Hummels e companhia se exprimam a alta rotação. Mas o Mainz, inesperadamente na luta por um lugar na Liga dos Campeões, foi a única equipa a vencer o Bayern em Munique, nesta edição da Liga – e apenas há duas semanas. Se isso não é um aviso a ter em conta...

19.30: Las Palmas-Real Madrid (SportTV 2) ****

Com o Real praticamente fora do título, as atenções voltamse para a Liga dos Campeões – e, no caso particular dos portugueses, para a subida de forma de Cristiano Ronaldo, a três meses do Europeu. Os quatro golos ao Celta, seguidos de mais um à Roma, põem o avançado português em modo Bota de Ouro e dão um estímulo especial à visita merengue a um estádio onde o Las Palmas conquistou 21 dos seus 30 pontos nesta época. Potencial de derrapagem elevado, portanto.

Caso este programa não seja suficiente, eis os outros diretos de futebol estrangeiro do fim de semana:

Sexta-feira:

19.45: Juventus-Sassuolo (BTV 2) **

23.15: Racing-Lanús (SportTV 1) **

00.00: Orlando City-Chicago Fire (Eurosport 1) *

Sábado:

12.45: Norwich-Manchester City (BTV 2) ***

14.30: Borussia M’Gladbach-E. Frankfurt (SportTV 3) ***

15.00: Stoke City-Southampton (BTV 2) **

16.30: Rostov-CSKA Moscovo (SportTV 4) **

17.00: Empoli-Sampdoria (BTV 2) **

17.15: Celta Vigo-Real Sociedad (SportTV 2) ***

19.00: Botafogo-Corinthians (SportTV 5) *

19.30: At. Madrid-Dep. Corunha (SportTV 2) ***

19.45: Inter-Bolonha (BTV 2) **

21.30: Santos-Água Santa (SportTV 2) *

Domingo:

11.00: Levante-Valencia (SportTV 2) **

11.30: Chievo-Milan (BTV 2) **

13.30: Vitesse-Feyenoord (SportTV 1) *

14.00: Udinese-Roma (BTV 2) **

14.30: B. Leverkusen-Hamburgo (SportTV 3) ***

15.00: Sevilha-Villarreal (SportTV 2) ***

17.15: Athletic-Bétis (SportTV 2) **

19.45: Palermo-Nápoles (BTV 2) ***

21.00: New York City FC-Toronto FC (Eurosport 2) *

23.00: San Jose Earthquakes-Portland Timbers (Eurosport 1) *

23.00: Colón-River Plate (SportTV 2) **