Primeira constatação: um dos pontos altos do fim de semana futebolístico não é um jogo: é o sorteio da fase final do Euro 2016, que decorre no sábado, a partir das 16 horas. Além de ficar a conhecer os adversários da seleção portuguesa, ficam lançadas as bases para começar a decorar os grupos no primeiro Europeu a 24. E pensar que até 1992 só havia oito seleções nas fases finais...

Segunda constatação: é estúpido mas um dos jogos do mais interessantes do fim de semana, o Leicester-Chelsea, líder sensação da Premier League contra o campeão em título, não calha no fim de semana - foi marcado de propósito para lhe estragar o jantar de segunda-feira. Mas vai valer a pena o sacrifício, quanto mais não seja para se deparar com esse cenário invulgar de ver Ranieri defrontar Mourinho… na mó de cima.

Terceira e última constatação: os sorteios da Liga dos Campeões e da Liga Europa também são na segunda-feira – o que a torna, decididamente, o dia mais forte para os apreciadores do futebol internacional. Mas fique com o guia das outras coisas que fará melhor em não perder.

Sábado
**** Man. City-Swansea (15 h, BTV 2)


Razões para ver: Em tempos não muito distantes, o City mostrava-se demolidor na Premier League e frágil na Europa. Este ano, o desempenho na Liga dos Campeões foi digno da elite, como o atesta a vitória a meio da semana sobre o Moenchengladbach – mas o percurso caseiro continua a primar pela irregularidade. À espreita de um eventual tropeção do líder Leicester na segunda-feira, o favoritismo de Sterling e companhia é claro, perante os seus adeptos. Mas nunca é fácil defrontar uma equipa recém-saída de uma chicotada psicológica. Os companheiros do lesionado Éder chegam ao Etihad com o orgulho ferido e isto por si só é suficiente para complicar a vida aos homens de Manuel Pellegrini.

**** Barcelona-Dep. Corunha, (15 h, SportTV 2)


Razões para ver: É simples: mesmo perdendo Neymar por lesão o Barcelona tem uma fluência ofensiva de que mais nenhuma equipa – à parte o Bayern – se pode gabar. Por outro lado, depois do empate em Valência, e com a proximidade do Mundial, é natural que os homens de Luis Enrique procurem jogar o estritamente necessário para defender a liderança. Mas mesmo quando joga em velocidade de cruzeiro o Barça vale a pena – para mais com Messi a trabalhar para recuperar a plena forma ainda antes do fim do ano.

**** Bournemouth-Man. United (17.30, BTV2)


Razões para ver: É uma questão de ver o cálice meio cheio ou meio vazio: há um ano, por esta altura, o Manchester United estava a 11 pontos do líder e afastado do título. Agora está apenas a três, e com os rivais na mira. Por outro lado, face ao investimento no verão e às expetativas criadas, é indiscutível que o rendimento dos «red devils», até agora sabe a pouco, para mais com a eliminação na Liga dos Campeões pelo caminho. O feitio de Van Gaal, inflexível nas suas ideias, não ajuda. Por isso, uma semana depois de ter acentuado a crise do Chelsea, o estreante Bournemouth volta a constituir um teste exigente a um técnico sob pressão.

Domingo
*** Aston Villa-Arsenal (13.30, BTV 2)


Razões para ver: O reencontro de Rémi Garde com o seu «padrinho» e mentor espiritual, Arsène Wenger, é também um choque de extremos, com o destacadíssimo lanterna vermelha a tentar sair do poço, perante um dos candidatos ao título. Os «gunners» parecem mais consistentes do que nos últimos anos e chegam a Birmingham com o moral em alta, depois de garantirem a permanência na Champions em casa do Olympiakos. E um tropeção poderia ter consequências pesadas, uma semana antes de receberem o Manchester City...

*** Borussia Dortmund-Eintracht Frankfurt (16.30, SportTV 3)


Razões para ver: Fim de semana sem Bundesliga não é fim de semana que se preze. Agora que a distância para o líder Bayern encurtou para uns «razoáveis» cinco pontos, o Dortmund quer manter o embalo, no último jogo perante os seus adeptos em 2015. A dupla Aubameyang-Reus, só por si, já valeria o preço do bilhete – a boa notícia é que não precisa de pagar bilhete, basta reservar 90 minutos da tarde de domingo para ver um das equipas mais interessantes da atualidade, num dos estádios mais emblemáticos da Europa. E o Eintracht? É verdade que já arrancou um nulo ao Bayern, mas também é verdade que a sua única vitória nos últimos 12 jogos já foi em outubro…

**** Villarreal-Real Madrid (19.30, SportTV 2)


Razões para ver: O submarino amarelo sonha com uma vaga na Liga dos Campeões, mas parece em quebra de rendimento, depois de, pela primeira vez na sua história, ter andado pela liderança da Liga. Por outro lado, este Real Madrid é garantia de emoções fortes: se correr bem, , agora que Benzema se juntou a Bale e Ronaldo é uma máquina goleadora, que embalou para cinco vitórias consecutivas depois do corretivo aplicado pelo Barcelona. Se correr mal, as indefinições coletivas são tão gritantes que deixam a equipa em permanente risco de sofrer golos. Uma coisa é certa: não é fácil imaginar este jogo a acabar 0-0…

**** Juventus-Fiorentina (19.45, BTV2)


Razões para ver: Por momentos, chegou a parecer que a Juventus se tinha excluído da corrida ao scudetto, tão mau foi o seu inicio de temporada. Mas não: seis pontos de atraso para o líder, ainda antes do fim da primeira volta, deixam a vecchia signora com toda a legitimidade para acreditar no desfecho habitual da série A. A menos que a Fiorentina, de Paulo Sousa, candidata ao título por direito próprio, consiga voltar a impor-se no terreno de um concorrente direto, como já fez – e de forma categórica – no Giuseppe Meazza, diante do Inter. Nestsa altura, parece claro que a estrada para o título italiano passa por este jogo – fica só por saber em que sentido vai.

Se este menu não for suficiente para si, eis os outros jogos deste fim de semana:

SEXTA-FEIRA
** Getafe-Real Sociedad (19.30, SportTV 2)
** Rennes-Caen (19.30, BTV 2)

SÁBADO
** Norwich-Everton (12.45, BTV 2)
*** Bayern Munique-Ingolstadt (14.30, SportTV 3)
*** Wolfsburgo-Hamburgo (14.30, SportTV 4)
** Celta-Espanhol (17.15, SportTV 2)
*** Bayer Leverkusen-Borussia Monchengladbach (17.30, SportTV 3)
** Sevilha-Sp. Gijón (19.30, SportTV 2)
*** Udinese-Inter (19.30, BTV 2)
** Las Palmas-Bétis (21.05, SportTV 3)

DOMINGO
* América-Guangzhou Evergrande (7 h, SportTV 1)
* TP Mazembe-Sanfrecce Hiroshima (10.30, SportTV 2)
** Utrecht-Ajax (11.30, SportTV 3)
** Augsburgo-Schalke 04 (14.30, SportTV 3)
** Eibar-Valência (15 h, SportTV 2)
*** Liverpool-West Bromwich (16 h, BTV 2)
*** At. Madrid-Ath. Bilbau (17h15, SportTV 2)
*** Nápoles-Roma (18h, BTV 2) a)
* Anderlecht-Oostende (19h, SportTV 3)
*** PSG-Lyon (21.40, BTV 2) a)

a) É em diferido, com mais de uma hora de atraso. Mas é coisa para valer a pena tentar ver não sabendo o resultado.