O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assinou esta terça-feira um protocolo de apoio no valor de 100 mil euros com a Guimarães Cidade Europeia do Desporto (CED) 2013.

O apoio, de 100 mil euros, já estava contratualizado e «é importante, ma insuficiente», considera Amadeu Portilha, presidente da Comissão Executiva da CED2013. «A Cidade Europeia do Desporto 2013 tem atualmente um orçamento que não é compatível com a dimensão e notoriedade que queremos dar ao projeto. Queremos reforçar estas verbas e fico feliz pelo SE admitir que poderá equacionar um apoio suplementar», afirmou.

Entre os vários projetos que a Guimarães 2013 quer implementar destaca-se o da criação de uma academia de ginástica desportiva. «Seria absolutamente decisivo para o futuro da prática desportiva em Guimarães. É um grande objetivo e um grande projeto que temos em curso, mas que só podemos concretizar com fundos comunitários», frisou o responsável.

O orçamento para a Cidade Europeia do Desporto ronda os 800 mil euros, a maior parte proveniente do orçamento municipal, mas para concretizar a academia será necessário cerca de um milhão de euros, explicou.

Até ao momento, Guimarães 2013 realizou um total de 39 eventos, com 15 mil atletas, 47 mil pessoas e mais de 500 voluntários, que representam mais de cinco mil horas de voluntariado.

Até dezembro, está prevista a ocorrência de cerca de 90 iniciativas, destacando-se já em maio (17 e 18) a organização de uma prova do Campeonato de Portugal de ralis, o «Rally Cidade de Guimarães/Targa Clube».

Em julho (20 a 28) será a vez do ténis, com o Open de Guimarães, competição com o prize money de 50 mil dólares [cerca de 38 mil euros] e que integrará o calendário mundial dos «Challenger ATP».