De um lado os vermelhos, compostos por ex-companheiros de equipa, treinados por José Rachão, e do outro os verdes, formados por ex-colegas de profissão, orientados por Carlos Manuel. Duas cores que são rivais históricas em Portugal uniram-se no Estádio Alfredo da Silva com uma mensagem comum: Solidários com Hugo Cunha.
Foi esta a frase que uniu os jogadores portugueses e os levou ao Barreiro para a realização de um jogo de homenagem ao médio recentemente falecido. A iniciativa partiu de alguns jogadores e foi organizada pelo Sindicato. Cerca de mil pessoas marcaram presença para assistir ao simbólico jogo (cada parte teve apenas 25 minutos) que terminou com um esperado empate (2-2), com golos de Paulo Vida (dois), Varela e Fábio Felício.
O resultado não interessava. Importante era dar apoio e ajuda financeira a Mónica e Bruna, mulher e filha de Hugo Cunha.
Tudo passou de forma despercebida para a menina de cinco anos. Bruna foi o centro das atenções. Recebeu muitos beijos e carinhos dos amigos e ex-companheiros do pai. A inocência da idade levou a sorrir vezes sem conta às carícias e festas que lhe fizeram. Não sabia, de todo, o que se estava a passar.
Mónica não conseguiu contar as lágrimas quando recebeu a caricatura do marido falecido, feita por Luiz Costa, ou quando lhe foi entregue uma camisola do Sporting autografada pelo plantel dada por Sá Pinto, ou ainda a camisola azul com o nome Hugo Cunha nas costas que Rogério Matias usou no jogo organizado por Luís Figo. Mas o momento mais marcante foi o longo abraço dado a João Paulo, capitão da U. Leiria, que lhe entregou uma camisola do último clube onde Cunha jogou e um cheque. O Sindicato entregou a quantia de cinco mil euros e o Banif, patrocinador das camisolas, solidarizou-se com mil euros.
Todos os jogadores que estão no União Leiria jogaram com Hugo Cunha na época passada marcaram presença, mas só Fábio Felício é que jogou, uma vez que João Paulo se lesionou no treino da manhã e não pode alinhar, como estava previsto.
CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS:
VERMELHOS:
Palatsi; Ruivo, Cléber, Hugo Carreira, Rogério Matias, Fernando Meira, Pedro Mendes, Torrão, Vargas, Nuno Curto e Fábio Felício.
Jogaram ainda: Ernesto, Bruno Costa, Varela, Vítor Manuel e Vitinho.
VERDES: Ricardo; Nuno Campos, Beto, Pedro Vieira, Pedro Henriques, Rui Jorge, Rui Baião, Sá Pinto, Nandinho, Miran e Ivo Damas.
Jogaram ainda: Marco Tábuas, Paulo Vida, Rui Filipe, Bruno Capela, Paulo Elidio, David Martins e Nani.
ÁRBITROS: Hélder Barradas, Alexandre Quintelas e Duarte Bandeiras, da AF Setúbal.