A Meia Praia, em Lagos, recebe sábado, dia 25 de Abril, a inauguração do mais recente hotel algarvio, o Hotel Vila Galé Lagos, um quatro estrelas superior, com 30 milhões de euros de investimento, informou fonte do grupo empresarial.

Na inauguração do hotel, com 170 quartos dos quais 86 vão ser formato suite (21 suites juniores, 21 suites vista lateral e 44 suites com vista mar frontal), prevê-se que esteja presente o primeiro- ministro, José Sócrates, e o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, escreve a Lusa.

O Vila Galé Lagos é um projecto antigo e que só foi possível concretizar depois de em Julho de 2007, depois do Governo ter aprovado o Plano de Urbanização (PU) da Meia Praia, uma medida que veio permitir a construção de hotéis de quatro e cinco estrelas naquele areal.

O presidente da Câmara de Lagos, Júlio Barroso, disse que aquela decisão representou a conclusão de um «longo processo e o início de uma nova e boa fase» para Lagos, por representar um «ordenamento com objectivos estratégicos definidos para a zona da Meia Praia», defendeu.

Para além do Vila Galé Lagos estão também previstos para a Meia Praia mais quatro grandes unidades turísticas, nomeadamente o Ibero Hotel, de cinco estrelas, a recuperação do hotel da Meia Praia pelo grupo Palmares ou o Aqua Meia Praia, com 120 suites, do grupo Onyria, de José Carlos Pinto Coelho, com um investimento de 25 milhões de euros.

A primeira geração de moradores dos dois bairros da Meia Praia está, todavia, contra o desaparecimento da aldeia «histórica».