A polémica continua acesa e importava por isso saber a opinião de um estudioso da posição. Hugo Oliveira respondeu sem dúvidas e explicou porque é que lhe parece ser Vítor Baía o melhor guarda-redes português. Pelo caminho ainda deixou a opinião sobre quem parte na frente da luta pela titularidade na baliza do Benfica e mostrou admiração por um brasileiro da U. Leiria.
Quem é o melhor guarda-redes português?
É o Vítor Baía. Neste momento o Baía está uns degraus acima de todos os outros. É o que eu chamo um guarda-redes global. É um líder, excelente na coordenação e é muito forte a jogar fora dos postes. Coisa que em Portugal não é fácil. Na fase de criação de jogo da equipa adversária, ele joga fora da área, comunica muito, orienta bem o resto da equipa e evita muitas situações de perigo para a sua baliza.
Num aspecto pouco trabalhado...
Cada vez mais acho que um guarda-redes é um jogador de campo que pode utilizar as mãos. Na análise estatística que faço dos meus guarda-redes notei que 70 por cento das acções que têm de tomar num jogo são com os pés e nesse sentido cada vez mais têm de ser fortes com os pés. Quando têm a bola nos pés eles que são os criativos da equipa. Têm de ser bons quando a equipa quer fazer posse de bola e quando quer sair rápida para o contra-ataque. E o Baía é muito bom nesse aspecto.
Ele ainda pode ir ao Mundial de 2006?
Se estivéssemos já em 2006 e ele estivesse ao nível que está agora, claramente que sim. Pensando em 2006, e sem querer fazer futurismo, acho que ele vai estar forte na altura do Mundial da Alemanha. Num guarda-redes é extremamente importante a experiência, e se aos 31 já se é experiente, aos 36 ainda se é mais. Mesmo em termos de agilidade, acredito que vai estar bem. Aos 36 anos os atributos de um guarda-redes ainda estão muito apurados.
O futuro da baliza nacional está garantido?
O Moreira é claramente um guarda-redes de futuro. O Bruno Vale tem boas potencialidades, mas precisa de jogar. E há um óptimo guarda-redes na equipa B do Sp. Braga, que se chama Eduardo, e que também é um guarda-redes de futuro.
O Benfica tem três guarda-redes que podiam ser titulares. Qual lhe parece o mais forte?
São três bons guarda-redes, todos diferentes entre si. Mas parece-me que o Moreira é o mais seguro e o mais completo. Apesar da idade já é muito maduro. O Yannick, até pela escola que tem, é muito bom tecnicamente. E o Quim é muito ágil. Vai ser uma boa luta, o que é muito bom para eles. Vão todos evoluir.
Já agora o que pensa do Ricardo?
Tem muito talento natural. É ágil, flexível e ganhou confiança com o Euro 2004.
O William?
Acho que também tem boas condições, mas gostava de ver guarda-redes portugueses nas equipas nacionais.
Então não vale a pena perguntar pelo Hélton?
Aí já vou ter que mudar o discurso. Pessoalmente gosto muito do Hélton. Acho que tem classe. Falta-lhe apenas atingir o patamar de saber quando pode arriscar e quando não pode arriscar. Quando chegar a esse patamar vai ser um guardião de top mundial.
Quem é o melhor guarda-redes do Mundo?
São os meus. O Celso e o Serrão.
E tirando esses?
Acho que neste momento o Buffon é o guarda-redes mais forte, mas chamo a atenção para o Petr Cech, do Chelsea, que é muito bom. Dentro de um ano ou dois vai estar a disputar o lugar de melhor do mundo com o Buffon e o Casillas.