Hugo Ibarra foi apresentado esta quinta-feira como o novo reforço do Espanyol de Barcelona. Depois de vestir a camisola do seu novo clube, apesar de ter abandonado o actual campeão europeu, disse que a sua ambição é «demonstrar ser um jogador que ambiciona aspirar ao máximo, a títulos».
Não falando muito sobre a experiência em Portugal, Ibarra aproveitou para agradecer o esforço feito pelo clube catalão. «O Espanyol foi o clube que me deu a oportunidade de jogar na liga espanhola, o que foi decisivo, porque queria jogar em Espanha e dei sempre prioridade às equipas que confiam em mim», referiu, justificando que «queria sair de Portugal, porque ali não tinha nenhuma possibilidade». Apesar de ter recebido uma proposta tentadora do Boca Juniors, a opção acabou por ser outra.
Ainda sobre a sua passagem pelo F.C. Porto, Ibarra explicou as razões do seu insucesso. «No primeiro ano cheguei sem poder fazer a pré-temporada e um ano depois o treinador não contou comigo», abordou, referindo-se a José Mourinho.