Zlatan Ibrahimovic está lesionado. Adversário de Portugal no play-off de acesso ao Mundial 2014 e do Benfica, na Liga dos Campeões, o ponta de lança descansou nesta noite frente ao Lorient, partida que o Paris venceu.

O campeão francês jogou no Parque dos Princípes, mas foi na Suécia que soaram alarmes quando o PSG informou nesta quinta-feira que Ibra ficava fora da partida.

A imprensa sueca ficou em alerta. E surpresa.

Na aplicação Zlatan Unplugged, disponível apenas em sueco, Ibrahimovic cumprimentou a seleção sub-17 do país, ainda na quarta-feira. Nesse dia, admitia jogar com o Lorient.

«Como capitão da seleção nacional, quero dar os parabéns aos rapazes dos sub-17 pela passagem aos quartos de final do Mundial. Ótimo, eu também jogo na sexta-feira, mas não convosco. Jogo com o Lorient na Ligue 1 enquanto vocês defrontam as Honduras. Boa sorte, estou de olho em vocês.»

Os miúdos passaram à meia-final, mas Zlatan não jogou nesta sexta-feira.

Suecos e parisienses foram surpreendidos pela informação avançada pelo clube, ainda que Ibrahimovic garanta que é uma medida de precaução.

«Não vou jogar por que tenho uma sensação no joelho e decidiu-se que ia descansar neste jogo. Temos partidas importantes pela frente. Espero vencê-las e tenho a certeza de que isso vai acontecer», escreveu o sueco na tal aplicação.

A inflamação no joelho esquerdo dura desde 11 de outubro, altura em que a Suécia defrontou a Áustria.

Ibrahimovic falhou o jogo seguinte com a Alemanha, o último de qualificação para o Brasil 2014, por castigo. Viu um cartão amarelo na partida anterior, tal como Cristiano Ronaldo, e ficou livre para jogar o play-off.

Por isso, não havia suspeitas de quaisquer problemas.

Até porque daí para cá fez três partidas pelo clube. Apontou cinco golos: dois ao Bastia (4-0), três ao Anderlecht (5-0) e nenhum ao St. Étiènne (2-2).

Mesmo com um problema no joelho, Zlatan surgiu em grande nível. A revelação da lesão causou maior estranheza por isso.

Para já, ficou em casa frente ao Lorient, mas falta saber se recupera do problema para as tais partidas importantes.

E quais são?

Começam precisamente no grupo do Benfica na Liga dos Campeões. Após o Lorient, o PSG recebe o Anderlecht e ainda o Nice, na jornada 13 da Ligue 1.

Ou seja, a contar com a partida desta noite, são três jogos até à Luz onde, por fim, Portugal e Suécia começam a decidir quem vai ao Mundial do Brasil.

Clube e país vão ter de gerir a condição física de Ibrahimovic, e atenção porque após o play-off o calendário do PSG aperta.

Nesta noite, Ibrahimovic falhou o quinto jogo de campeonato desde que chegou ao PSG. O peso do sueco percebe-se nestes números: sem Zlatan em cinco partidas, o PSG conseguiu duas vitórias, dois nulos e perdeu um encontro.

Um olhar sobre os jogos de qualificação da Suécia também são elucidativos de quanto pesa Ibrahimovic na equipa. Em dez jogos de apuramento, falhou um. Nos nove em que esteve, os suecos só ficaram em branco uma vez. Assim, em oito, Ibrahimovic esteve sempre nos golos, seja com assistências ou ele próprio a marcar.

Percebe-se que os suecos estejam em alerta.

Jogos pela seleção no apuramento:

Suécia-Cazaquistão, 2-0 uma assistência

Ilhas Feroé-Suécia, 1-2 um golo e uma assistência

Alemanha-Suécia, 4-4 um golo

Suécia-Rep. Irlanda, 0-0

Áustria-Suécia, 2-1 uma assistência

Suécia-Ilhas Feroé, 2-0 dois golos

Rep. Irlanda-Suécia, 1-2 uma assistência

Cazaquistão-Suécia, 0-1 um golo

Suécia-Áustria, 2-1 uma assistência

Suécia-Alemanha, 3-5 não jogou