Por: Pedro Morais

Ivo Gonçalves é guarda-redes do Sporting Clube Farense, emblema que milita atualmente na II Liga, e é um dos cinco totalistas do campeonato. Em entrevista ao MaisFutebol, o guardião algarvio destaca a boa campanha do Farense e escolhe esta como a melhor época da sua carreira.

Com 29 anos de idade, Ivo Gonçalves é uma das peças fundamentais dos Leões de Faro e o título de jogador com mais minutos na segunda liga do futebol português, a par de Quim (Aves), Jaime (Beira-Mar), Serginho (Santa Clara) e Coelho (Penafiel), não deixa margem para dúvidas.

Com 32 jogos já disputados, Ivo foi titular em todos e é o sétimo guarda-redes menos batido, naquela que considera ser «a melhor época da carreira». Mas quando questionado sobre a importância da sua prestação individual, o guardião prefere destacar o coletivo:

«Sinto que sou mais um a ajudar nos objectivos do Farense, temos feito um campeonato muito positivo e estamos a cumprir com os nossos objetivos».

Segundo o algarvio, os desígnios do clube para esta temporada eram «lutar pela manutenção», mas com esta boa campanha os Leões de Faro querem «conseguir chegar o mais alto possível na tabela».
O Sp. Farense em duas épocas subiu por duas vezes. Em 2011/2012, o clube de Faro encontrava-se na III Divisão, Série F, de onde transitou para a II Divisão, Zona Sul. Em 2012/2013, os algarvios conseguiram a subida para a II Liga, onde militam atualmente.

Segundo Ivo Gonçalves, «o Farense tem feito um percurso notável, com subidas constantes, e o principal responsável é o presidente, António Barão». «Ele tem feito um excelente trabalho ao comando do clube e tem o sonho de levar o Farense de novo à primeira divisão».

O elogio a Jorge Paixão: «ambicioso e trabalhador»

Para o guarda-redes, a massa adepta «nunca esqueceu o clube» e esteve «sempre presente». De acordo com Ivo Gonçalves, o Farense é um dos clubes que desloca maior número de adeptos para jogos fora de casa.

Por esta razão, não tem dúvidas de que «os adeptos têm sido importantes na recuperação gradual do clube». «O Farense é a equipa com maior média de assistência na II Liga».

Jorge Paixão é outro dos nomes que o guardião considera importante na boa campanha da equipa de Faro. Ivo Gonçalves não poupou nos elogios ao ex-técnico do Farense e atual técnico do Braga.

«É uma pessoa ambiciosa, que incute espírito ganhador e que trabalha muito bem diariamente para ganhar o jogo da melhor maneira» e relembrou que, aquando da chegada do técnico «o clube estava no último lugar», conseguindo subir depois «até meio da tabela».

«Quero chegar à I Liga»


Um dos objetivos do algarvio é chegar à I Liga, onde nunca conseguiu jogar.

«Estive no Setúbal, fiz alguns jogos pela equipa B, estive no banco em alguns jogos da I liga. No Portimonense estive também no banco, mas um dos meus objetivos no momento é chegar à I Liga».

Ivo Gonçalves, cujo contrato expira no final da época, diz ter alguns interessados na Liga, embora deixe essa pasta para o empresário. 

Por último, o guardião comentou o atual estado do futebol algarvio, o qual considera ter «muita qualidade». Na opinião do guarda-redes natural de Silves, «os clubes portugueses devem apostar no futebol algarvio sem desconfiar».

«Há muitos jogadores com bastante qualidade. O produto algarvio é muito bom».