O FC Porto marcou este domingo o primeiro golo e conquistou o primeiro ponto na presente edição da II Liga, mas foi incapaz de vencer em casa o Varzim.

A formação portista empatou (1-1), num jogo em que teve Aboubakar, Diogo Leite e Tomás Esteves no onze, sendo que só o último não jogou o tempo todo (foi substituído aos 80 minutos).

A maior curiosidade estava naturalmente colocada em Aboubakar, ele que não era titular num jogo oficial há praticamente um ano (a última vez foi a 28 de setembro de 2018, na receção ao Tondela).

Desde então foi duas vezes suplente utilizado na Liga da época passada e jogou quatro minutos na receção ao Krasnodar, da última terça-feira, a contar para as pré-eliminatórias da Champions.

Resultados e classificação da II Liga

Ora por isso, e apesar da enorme disponibilidade, foi óbvio que Aboubakar está muito longe da boa forma física, mostrando-se pesado, lento e trapalhão. O ponta de lança tentou algumas iniciativas individuais, mas todas acabaram com o jogador a perder a bola perante a pressão.

Refira-se, de resto, que o FC Porto marcou primeiro, graças a um golo de Rodrigo Valente, num remate de fora da área, aos 40 minutos, mas o Varzim empatou na segunda parte, aos 47 minutos, por Tiago Cerveira, numa jogada em que parecia querer cruzar e acabou por fazer um golaço.

Aos 67 minutos, o guarda-redes Ricardo Silva ainda foi expulso com vermelho direto, por travar um adversário fora da área, o FC Porto jogou pouco mais de vinte minutos reduzido a dez e viu o Varzim acertar por três vezes nos ferros, mas acabou por guardar o empate até ao fim.

Leixões empata, Cova da Piedade vence

Ora o FC Porto B somou o primeiro ponto, num jogo observado ao vivo por Pinto da Costa, tantos pontos quantos tem o Leixões, que também este domingo empatou em casa com o Nacional.

A formação de Matosinhos ainda esteve a perder, quando Bryan Rochez abriu o marcador, mas empatou na segunda parte, com um golo de Luís Silva. O Leixões tem agora um ponto, enquanto o Nacional soma quatro e está no grupo de terceiros classificados.

O Cova da Piedade, por fim, recebeu e venceu o Feirense por 2-1, somando o primeiro triunfo na competição. Um autogolo de Ricardo e um golo de Edinho, perto do fim, permitiram ultrapassar o Feirense, que pelo meio marcou por N’Sor, de penálti. As duas equipas têm agora três pontos.