O lançamento de tochas acesas, por parte de adeptos do Benfica, provocou ferimentos ligeiros numa criança e a revolta de quem se encontrava no Estádio Vicente Calderón. A formação encarnada bateu o Atlético de Madrid (1-2) na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

«Grupo de arruaceiros manchou o nome do Benfica»

O assunto está a merecer amplo destaque em Espanha e o Presidente do Conselho Superior de Desportos do país vizinho veio a público anunciar uma «resposta à altura».

Miguel Cardenal não explica os contornos dessa resposta. Cabe à UEFA determinar a punição a aplicar ao Benfica.

«O que aconteceu é extraordinariamente grave e terá uma resposta à altura desse desafio. Volto a transmitir aos adeptos espanhóis o compromisso de converter os estádios em locais seguros para que se possa desfrutar dos jogos em família», disse o responsável.

Aos lançadores de tochas: valeu a pena?

Para além do comportamento de alguns adeptos do Benfica, as críticas populares visaram o trabalho das forças de segurança, já que não é permitido entrar com tochas em estádios.

«Isto demonstra que, em nenhum momento, se pode relaxar e temos de continuar a trabalhar também com adeptos que não são do nosso país», concluiu o Presidente do Conselho Superior de Desportos de Espanha.