Um antigo jogador do Avilés, dos escalões secundários do futebol espanhol, foi condenado a um ano de prisão por ter divulgado um vídeo com imagens de sexo explícito com uma antiga amante, que acabou por se tornar viral nas redes sociais em janeiros de 2015, segundo revela o jornal La Nueva España.

Um tribunal de Oviedo concluiu que o jogador cometeu um delito que acabou por provocar problemas psiquiátricos à vítima, uma professora casada, e condenou ainda o desportista a pagar todas as despesas relacionadas com o processo.

O caso remonta ao verão de 2014 quando o jogador propôs à então amante, uma professora casada, gravar o ato sexual com recurso a um telemóvel. A sentença explica que a jovem acedeu e que, depois, o ex-jogador simulou que tinha apagado o vídeo, embora tenha guardado a gravação no telemóvel.

A relação acabou uns meses depois e, como explicou a juíza, na leitura da sentença, o jogador agiu depois como vingança, partilhando o vídeo, em janeiro de 2015, por várias pessoas. Um vídeo que acabou por chegar às redes sociais e à comunicação social e que acabou por se tornar viral. A exposição extraconjugal acabou por tornar a vida da antiga amante num inferno. «Emagrecimento, apatia, insónia, nervosismo e isolamento social», diagnosticaram os médicos em relação à vítima que esteve 106 dias de baixa.

O antigo jogador, entretanto, anunciou que vai recorrer da sentença, negando ter sido o responsável pela divulgação do vídeo e alegando que foi um amigo que fez o upload do mesmo.