A avaliação bancária de habitação em Portugal Continental caiu no primeiro trimestre deste ano tanto em termos homólogos como trimestrais.

O valor médio de avaliação bancária de habitação no Continente fixou-se, no primeiro trimestre de 2009, em 1149 euros por metro quadrado, correspondendo a um decréscimo trimestral de 0,3 por cento e homólogo de 5,8%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelados esta terça-feira.

Habitação: valor das prestações desce 18 euros em Março

Apesar das descidas, em ambos os casos as reduções observadas foram menos intensas que as do trimestre anterior (menos 1,0% e menos 6%, respectivamente).

Esta situação fica-se a dever a um aumento do valor médio dos apartamentos em contrapartida de uma queda mais acentuada do valor médio das moradias.

Alentejo revela variação positiva em relação ao último trimestre

Por regiões, o INE revela que apenas no Alentejo se registou uma variação positiva em termos trimestrais. A maior queda verificou-se no Algarve. Em termos homólogos a redução foi de quase 10% e face ao trimestre anterior desceu 3,3%.

Apesar da queda, a região algarvia continua a ser a que apresenta os valores médios de avaliação bancária de habitação mais elevados.