O Arsenal aproveitou os desaires dos principais adversários do fim-de-semana, beneficiando de uma vitória suada frente ao Blackburn Rovers (2-0) para dilatar a vantagem no topo da tabela classificativa da Premier League.
United perde «derby» em casa
Chelsea e Liverpool empatam-se
Em encontro relativo à 26ª jornada, os «gunners» entraram praticamente a vencer no Emirates Stadium. O suíço Philippe Senderos, na sequência de um canto cobrado por Eduardo da Silva, atirou para o fundo da baliza de Brad Friedel. Ao terceiro minuto de jogo, o Arsenal colocava-se em vantagem.
O Blackburn Rovers, com Benni McCarthy e Roque Santa Cruz no centro do ataque, procurou marcar o golo da igualdade, conseguiu garantir um equilíbrio estatístico no capítulo da posse de bola, mas ficou-se pelas intenções. Ao minuto 90, o incontornável Adebayor confirmou o triunfo, a passe de Alexander Hleb. O togolês igualou, desse modo, Cristiano Ronaldo na lista de melhores marcadores da liga inglesa. Ambos têm 19 golos.
Desta forma, a formação orientada por Arsène Wenger ampliou a vantagem sobre Manchester United, Chelsea e Liverpool. O Arsenal tem mais cinco pontos que os «red devils», derrotados no «derby» de Manchester, enquanto Chelsea e Liverpool anularam-se em Stramford Bridge (0-0).
Resultados da jornada:

Sábado:
Aston Villa-Newcastle, 4-1
(Bouma, 48m; Carew, 51m, 72m g.p., 90m) (Owen, 4m)
Bolton-Portsmouth, 0-1
(Diarra, 81m)
Derby-Tottenham, 0-3
(Keane, 68m; Kaboul, 81m; Berbatov, g.p. 90m)
Everton-Reading, 1-0
(Jagielka, 62m)
West Ham-Birmingham, 1-1
(Ljungberg, 7m) (McFadden, 16m)
Middlesbrough-Fulham, 1-0
(Aladiere, 11m)
Sunderland-Wigan, 2-0
(Etuhu, 42m; Murphy, 75m)
Domingo:
Manchester Utd-Manchester City, 1-2
(Carrick, 90 m) (Vassell, 23 m; Benjani, 44 m)
Chelsea-Liverpool, 0-0
Segunda-feira:
Arsenal-Blackburn, 2-0
(Senderos, 3m; Adebayor, 90m)