O histórico Nottingham Forest, bicampeão europeu na década de 80, e o modesto Southend são, para já, os grandes protagonistas dos 32 avos de final da Taça de Inglaterra. Actualmente nas últimas posições do segundo escalão, o Forest reviveu momentos de glória, impondo-se com clareza no terreno do Manchester City (0-3). Este não foi, no entanto, o único resultado sensacional da ronda, visto que o Chelsea confirmou o mau rendimento em casa, cedendo um empate com o Southend (1-1), 13º classificado da League One, terceiro escalão do futebol inglês.
A decepção em Stamford Bridge, num jogo em que Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira actuaram os 90 minutos, foi agravada pelo facto de o golo dos visitantes ter chegado já em período de descontos, quando o Chelsea procurava gerir a vantagem tangencial, graças ao golo de Kalou, aos 31 minutos. Peter Clarke foi o herói para os visitantes, marcando o tento do empate no último lance do jogo, o que vai obrigar o Chelsea a um incómodo desempate, em terreno adversário. Relembre-se que o Chelsea já foi afastado da Taça da Liga pelo modesto Burnley, num jogo também realizado em casa. Depois das discussões internas na última semana, mais um resultado que não deixa Scolari recuperar a confiança dos primeiros tempos.
Pelo contrário, o Arsenal superou sem grandes dificuldades o Plymouth (3-1), graças a um bis do holandês Van Persie. O português Amaury Bischoff esteve no banco dos suplentes, não sendo utilizado. No que se refere a portugueses, Boa Morte foi titular na vitória confortável do West Ham sobre o Barnsley (3-0), enquanto o Crystal Palace, com José Fonte, conseguiu um empate sem golos no terreno do Leicester. O QPR, comandado por Paulo Sousa, também não foi além do nulo com o Burnley, pelo que terá de cumprir um desempate no terreno do adversário.
Nos outros jogos, destaque para o empate também cedido pelo Portsmouth frente ao modesto Bristol e para a eliminação do Bolton, frente ao Sunderland, num dos dois embates entre equipas da Premier League. Bolton, Wigan e Stoke City são, para já, as equipas do escalão principal afastadas da prova. A ronda prossegue ainda este sábado com a visita do líder da Premier League, Liverpool, ao Preston North End.
Resultados dos 32 avos de final
Sexta-feira
Tottenham-Wigan, 3-1
Sábado
Hartlepool-Stoke, 2-0
Arsenal-Plymouth, 3-1
Chelsea-Southend, 1-0
Hull-Newcastle, 0-0
Macclesfield-Everton, 0-1
Manchester City-Nottingham Forest, 0-3
Middlesbrough-Barrow, 2-1
Portsmouth-Bristol, 0-0
Sheffield Wednesday-Fulham, 1-2
Sunderland-Bolton, 2-1
WBA-Peterborough, 1-0
West Ham-Barnsley, 3-0
QPR-Burnley, 0-0
Leicester-Crystal Palace, 0-0
Preston North End-Liverpool (mais tarde)
Domingo
Gillingham-Aston Villa
Southampton-Manchester United
Segunda-feira
Blyth Spartans-Blackburn
Os jogos Birmingham-Wolverhampton, Cheltenham-Doncaster, Histon-Swansea e Leyton Orient-Sheffield United foram adiados devido ao mau tempo