Sem Cristiano Ronaldo, constipado, e sem necessitar de uma exibição de alto nível, o Manchester United cumpriu a obrigação de vencer em casa o Charlton (2-0) e manter os seis pontos de avanço sobre o Chelsea no comando da Premier League.
Em Old Trafford, dois golos de cabeça em cada parte, do coreano Park e de Darren Fletcher, permitiram à equipa de Alex Ferguson manter a velocidade de cruzeiro e relegar o modesto Charlton para o último lugar.
Nos outros jogos da ronda, o Everton, sem Nuno Valente mas com Manuel Fernandes em bom plano nos 90 minutos (viu um amarelo aos 77), bateu o Blackburn de McCarthy, por 1-0, com um golo de Johnson, aos 10 minutos, a passe de Arteta.
Menos afortunados foram os outros portugueses cujas equipas jogaram esta tarde: Ricardo Rocha foi titular na surpreendente derrota do Tottenham em Sheffield (2-1), com os homens de Martin Jol a deixarem fugir uma vantagem conseguida logo aos 2 minutos. O central português jogou os 90 minutos e viu um cartão amarelo aos 55.
Luís Boa Morte começou no banco, no duelo de aflitos entre o West Ham e o Watford, com os visitantes a conseguirem uma vitória sensacional, que lhes permite dividir a lanterna vermelha com o Charlton. O extremo português jogou os últimos dez minutos mas já não foi a tempo de modificar o desfecho, construído com um golo de Henderson, de penalty, ainda na primeira parte.
Destaque, por fim, para nova derrota sofrida pelo terceiro classificado, o Liverpool, em St. James Park, diante do Newcastle (2-1), também depois de se ter colocado em vantagem muito cedo, com um golo de Bellamy. O nigeriano Martins e o peruano Solano, este de penalty, construíram a reviravolta para os visitados.
27ª jornada:
Sábado:
Reading-Aston Villa, 2-0
(Sidwell, 16 e 90)
Chelsea-Middlesbrough, 3-0
(Drogba, 45 e 82; Abel Xavier, 64 p.b.)
Everton-Blackburn, 1-0
(Johnson, 10)
Manchester United-Charlton, 2-0
(Park, 24; Fletcher, 83)
Newcastle-Liverpool, 2-1
(Martins, 26; Solano, 70 g.p.) (Bellamy, 6)
Sheffield United-Tottenham, 2-1
(Hulse, 27; Jagielka, 62 g.p.) (Jenas, 2)
West Ham-Watford, 0-1
(Henderson, 12 g.p.)
Portsmouth-Manchester City (mais tarde)
Domingo:
Bolton-Fulham
Arsenal-Wigan