Pedro Mendes esteve em grande destaque na vitória do Portsmouth sobre o Reading. O médio português controlou as operações no seu sector do terreno e ainda marcou o último golo da sua equipa, para delírio dos adeptos locais, satisfeitos com a classificação dos «Pompey», colocados no 4º lugar do campeonato inglês. Manuel Fernandes e Douala ficaram de fora.
Segundo as informações oriundas do Fratton Park, a figura do encontro foi mesmo Pedro Mendes, que apontou o canto onde Gunnarsson desviou para a sua própria baliza. Estava aberto o caminho para a vitória do Portsmouth, confirmada pelo golo de Kanu, na etapa complementar. O prémio para o médio português viria ao minuto 66, com um pontapé de belo efeito, antes do golo de honra da formação visitante.
Luís Boa Morte regressou à competição com a camisola do Fulham, depois de debelar uma lesão, mas não conseguiu impedir a derrota da sua equipa na recepção ao Wigan. O extremo entrou em campo aos 69 minutos, numa altura em que o nulo perdurava no marcador, mas o balde de água fria surgiria na recta final, com o golo de Henri Câmara.
Nos restantes encontros, destaque para a vitória do Liverpool frente ao Aston Villa, com o desfile ofensivo a ter como intervenientes Kuijt, Crouch e Luís Garcia. Watford e Tottenham contentaram-se com um nulo.
Resultados e marcadores da 10ª jornada da Premier League:
Sábado:
Sheffield United-Chelsea, 0-2
(Lampard, 42m; Ballack, 49m)
Arsenal-Everton, 1-1
(Van Persie, 69m)(Cahill, 11m)
Bolton-Manchester United, 1-4
(Rooney, 10m, 16m e 89m; Cristiano Ronaldo, 82m)
Fulham-Wigan, 0-1
(Camara, 83m)
Liverpool-Aston Villa, 3-1
(Kuijt, 31m; Crouch, 38m; Garcia, 44m)(Agbonlahor, 56m)
Portsmouth-Reading, 3-1
(Gunnarsson, 10m p.b.; Kanu, 52m; Pedro Mendes, 66m)(Doyle, 84m)
Watford-Tottenham, 0-0

Newcastle-Charlton (mais tarde)