A Federação Inglesa (FA) encontra-se sem selecionador desde a saída de Fábio Capello. Quando faltam apenas dois meses para o Euro2012, encontrar um substituto não é a principal prioridade para os ingleses. Segundo a federação, iniciou-se hoje um processo para encontrar um diretor-técnico, um cargo por ocupar há oito anos.

«Começou o processo para encontrar um diretor-técnico que eleve os parâmetros do futebol inglês, tanto ao nível da elite, como na formação», diz a federação em comunicado.

Inglaterra: equipamentos «fashion» para Londres-2012

O último diretor-técnico da FA foi o antigo futebolista inglês Howard Wilkinson, que abandonou funções em 2002 para treinar o Sunderland, ainda que Les Reed tenha estado também no cargo até 2004.

O secretário-geral da federação inglesa, Alex Horne, divulgou que o diretor-técnico terá um papel «crucial para melhorar o conhecimento dos jogadores e técnicos» em Inglaterra. O eleito para a função deverá contar com uma licença de treinador da UEFA, ou título equivalente.

Após a demissão do italiano Fabio Capello de selecionador, a 8 de fevereiro, devido a divergências com a direção da FA, o organismo confiou provisoriamente o cargo ao técnico dos sub-21, Stuart Pearce.