José Mourinho confirmou nesta sexta-feira que Thibaut Courtois sofreu uma lesão grave num joelho no treino de quarta-feira do Chelsea, será operado e «vai estar fora por muito tempo». O guarda-redes belga será assim baixa prolongada para os campeões ingleses, adversários do FC Porto na Liga dos Campeões,e seguramente falhará a visita ao Dragão, daqui por pouco mais de duas semanas. 

«Toda a gente voltou bem das seleções, mas o Courtois lesionou-se num treino com os guarda-redes e ainda não posso dizer muito, mas posso dizer que precisa de ser operado ao joelho direito e vai estar fora por muito tempo», afirmou o treinador esta sexta-feira. «Nesta altura não posso ser mais específico sobre a lesão e sobre o tempo que estará fora. Só sei que vai estar fora por algum tempo. Mas acho que poderemos dar mais informação ainda hoje», acrescentou.

«É um grande golpe, mas para a semana não voltam a ver-me falar do Thibaut. Está lesionado, está lesionado. Não é fácil ter o melhor guarda-redes do mundo lesionado, mas é fácil ter um dos melhores do mundo para jogar. Temos Begovic, ele é muito bom. Estou muito triste pelo Thibaut e pela equipa, mas vamos conversar com ele e o Begovic vai jogar», afirmou ainda o treinador.

Depois da saída de Petr Cech para o Arsenal, as opções do Chelsea para a baliza não são muito alargadas. Mourinho explicou de resto que optou no início da época por eleger como terceiro guarda-redes o jovem Jamal Blackman e defende essa escolha, recorrendo de caminho ao exemplo do português Hilário, que ocupou essa posição durante muito tempo em Stamford Bridge.

«Ser terceiro guarda-redes é complicado, pode nunca chegar ao banco mas pode ter de jogar um jogo grande. O  
Hilário jogou como Barcelona na Champions League e era o terceiro guarda-redes. A nossa decisão foi que o terceiro guarda-redes seria um jovem inglês, Jamal, atrás de dois guarda-redes fantásticos, achamos que é normal e uma boa decisão. Perdemos o Courtois por muito tempo e agora o Jamal torna-se o segundo», afirmou, para responder assim quando lhe perguntaram se o jovem guardião, de 21 anos, está preparado: «Acabei de perder um guarda.redes, quero ser positivo.»