Roman Polanski vai responder num tribunal de Los Angeles, no próximo dia 10 de Dezembro, pelo crime de abuso sexual. A informação foi veiculada, esta terça-feira, pelo jornal «The New York Times».

O realizador, detido no aeroporto de Zurique, terá que responder em tribunal às acusações de ter embriagado e violado Samantha Geimer, há cerca de 30 anos atrás. Um facto já admitido pelo próprio realizador.

O pedido de extradição dos Estados Unidos diz respeito a uma ordem de detenção datada de 1 de Fevereiro de 1978 por um tribunal da Califórnia.

No final de Outubro, o Tribunal Penal de Justiça da Suíça rejeitou o recurso da defesa de Polanski que pedia liberdade condicional para o realizador. O argumento baseava-se na convicção de que existia um risco elevado de fuga.

Depois desta decisão um dos advogados afirmou que Polanski estudava a possibilidade de regressar voluntariamente aos EUA e explicar-se à justiça, evitando assim permanecer detido durante um processo de extradição que pode durar meses.