Barack e Michelle Obama comoveram-se durante a cerimónia de homenagem àsítimas do tiroteio, no Arizona, ocorrido durante um ato público oficial, no sábado passado e que feriu gravemente a congressista democrata, Gabrielle Giffords.

Durante um emotivo discurso de condolências, Barack Obama pediu aos americanos para deixarem de procurar «explicações simples para o crime em causa» e preferiu antes sublinhar a ideia de que é hora «de conversar com o outro com o objetivo de reconciliar e não dividir.»

A cerimónia de homenagem às vítimas decorreu na Universidade do Arizona numa sala com a sua capacidade lotada: cerca de 14 mil pessoas.

Durante o discurso, Obama, que visitara mais cedo Gabrielle no hospital, informou que a deputada abriu os olhos pela primeira vez, provocando assim uma enorme salva de palmas entre a plateia.

O incidente no Arizona provocou seis mortos, entre eles um juiz federal e uma menina de nove anos. Cerca de 14 pessoas ficaram feridas, entre elas a congressista democrata Gabrielle Giffords, do Arizona, que permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital universitário de Tucson.