Como é possível uma goleada de 5-0 ser passada para «tão segundo plano» como foi a «manita» que o Barcelona aplicou ao Levante? A resposta é simples. É porque houve «muito» Messi na tarde deste domingo. Assim como o argentino marcou três golos numa vitória cujos números têm a sua parte essencial no Barcelona dos dias de hoje, os recordes que foram estabelecidos, batidos, igualados ainda sobressaem mais do que estes «simples» 5-0.

E, com tantos factos a registar, tem-se mesmo de ir por partes. Começamos pela estrela maior: Messi, pois claro. Ele que, na liga espanhola, igualou Cristiano Ronaldo em número de «hat-tricks» e ultrapassou Luís Figo em número de assistências.

O nº10 do Barcelona realizou frente ao Levante o 300º jogo com a camisola do Barcelona (a de sempre, como profissional) em La Liga. E com mais três golos, Messi elevou para 269 as vezes em que marcou no campeonato espanhol. Este foi 23º «hat-trick» do argentino na liga espanhola, igualando Cristiano Ronaldo neste parâmetro.
 


No geral da sua carreira, Messi já marcou três ou mais golos num jogo por 31 vezes, igualando (de novo) Telmo Zarra e ultrapassou mesmo Ronaldo, pois o português tem um total de 30 «hat-tricks» na sua carreira (27 pelo Real Madrid, dois pela Seleção, um pelo Manchester United).

O argentino também passou o CR7 no total de golos nesta temporada numa relação de 37 contra 36. Ronaldo é o comandante da tabela de melhores marcadores de La Liga (com 28 golos – mais dois do que o vice-líder Messi), mas as últimas semanas não têm sido as melhores para o português; quando, pelo contrário, o argentino está a realizar um início de 2015 com excelentes números.

Barcelona-Levante, 5-0

No seu 43º jogo consecutivo, Messi fez os 12º, 13º e 14º golos de 2015. E, no primeiro golo do Barça neste domingo, marcado por Neymar, a assistência foi também da «Pulga» – sendo este o nono passe para golo só no presente ano. No total da liga espanhola, esta foi a 106ª assistência de Messi tendo o argentino ultrapassado Luís Figo (105) nesta estatística.

O início de ano de Messi tem correspondência (e/ou está a ser correspondido) nos jogos do Barcelona. Tendo perdido o primeiro jogo de 2015, o Barça de Luis Enrique ganhou todos os jogos seguintes até este domingo: 11. Esta série é já a segunda melhor de sempre da história do clube igualando o melhor registo do Barça de Pep Guardiola (2008-09).

A melhor série de vitórias do Barcelona em todas as competições está «na posse» de Frank Rijkaard desde 2005-06. Uma curiosidade dá conta de que, estes «Barças» de Guardiola e do holandês ganharam no final das respetivas épocas a Liga dos Campeões. Finalizando o tema «Barcelona» e voltado aos factos, Pedro Rodríguez – uma habitual segunda escolha (com os mesmos 27 anos de Messi) – também atingiu os 300 jogos com a camisola do Barcelona, mas, no seu caso, no total de todas as competições.



Este jogo do Barcelona foi um dos pontos maiores da 23ª jornada da liga espanhola, que ganhou importância com a derrota do At. Madrid em Vigo: e o consequente atraso na perseguição quer ao vice-comandante, o Barça, quer ao líder da classificação, o Real Madrid.

Em França foi mesmo o comandante a perder pontos num jogo que colocou frente a frente o Lorient de Raphaël Guerreiro e o Lyon de Anthony Lopes. A equipa lionesa teve o domingo para ganhar pontos aos perseguidores diretos Marselha e PSG (que tinham empatado nos dias anteriores), mas acabou por não conseguir mais do que um ponto, de que teve de ir à procura.

A ronda 25 da liga francesa ficou também marcada pelo adiamento do Monaco-Montpellier (no sábado) devido à chuva intensa que caiu no principado. A água deixou o relvado sem condições para se efetuar o jogo, como se pode ver na reportagem que foi publicada pelo clube monegasco com um detalhe ao minuto da sucessão de decisões.
 



Foi também no sábado que o futebol alemão mais deu nas vistas durante o fim de semana, com três jogos em grande evidência pelo número de golos registados. O Bayer Munique aplicou 8-0
(!) ao Hamburgo; o Wolfsburgo foi vencer 5-4
, a Leverkusen e o Borussia Dortmund já vai na segunda vitória seguida na Bundesliga (o que não acontecia desde a 3ª jornada) depois dos 4-2
ao Mainz.

Juntando os resultados dos restantes seis jogos, a 21ª jornada da liga alemã atingiu a marca de 38 golos – o que dá uma média de quatro golos por cada uma das nove partidas.

A última nota de destaque fica com a Taça de Inglaterra
, mais propriamente com o sensacional Bradford City (da 3ª divisão inglesa) que, depois de eliminar o Chelsea, voltou a afastar um adversário da Premier League: o Sunderland foi a vítima
desta quinta ronda.