Alan Ruschel, um dos seis sobreviventes da tragédia de avião ocorrida com a Chapecoense, em novembro de 2016, está prestes a voltar a jogar, depois de ter sido convocado para o Troféu Joan Gamper, um amigável contra o Barcelona, que se realiza dia 7 de agosto, em Camp Nou.

«É um sonho que estou a realizar pela segunda vez. Tornei-me atleta profissional há 10 anos. Foi um sonho que realizei. Agora, voltar a jogar é um sonho que vou realizar de novo. Ser um atleta profissional, jogar ao mais alto nível. O que passei foi muito difícil. Voltar a jogar e voltar a competir é um sonho e estou muito feliz por voltar a participar», disse o jogador numa entrevista a um canal brasileiro.

O brasileiro confessou que não tem medo de andar de avião, até porque não se lembra dos momentos que antecederam a queda da aeronave: «Lembro-me de antes, do dia, mas já não me recordo do momento que em descolámos para a Colômbia. Essa sensação do medo eu não me recordo. A conversa que eu tenho com o Follmann, com o Neto e com Rafael (outros sobreviventes)… Eles lembram-se e estavam com um pouco de medo para andar de avião. Disso eu não me lembro.»