Charlene Wittstock falou pela primeira vez sobre o casamento com o príncipe Alberto II do Mónaco, após o anúncio oficial do noivado.

Durante o torneio mundial de pólo em Asprey, a elegância da noiva do príncipe encantou os espectadores e captou a atenção dos media.

Durante uma entrevista concedida ao diário francês «Nice Matin», Charlene Wittstock falou sobre este momento feliz:

«Sinto uma imensa alegria e emoção. Estou consciente de que se trata de um momento muito importante para a população monegasca. Vou fazer todos os possíveis para cumprir as expectativas».

A futura princesa do Mónaco falou ainda sobre o papel que vai desempenhar ao lado de Alberto II e das causas que terá que defender.

Charlene assegurou estar consciente das suas responsabilidades, impostas pelo estatuto oficial, e assegura estar a preparar-se para ser uma digna princesa do Mónaco de modo a cumprir o melhor possível a «missão que o príncipe me confiou».

Charlene falou ainda das afinidades que a ligam a Alberto II que passam, essencialmente pelo desporto, e pela filantropia, afinal as duas áreas principais que terá que trabalhar como princesa.

A sul-africana confessou ainda que se sente monegasca de coração:

«Estou há quatro anos a conhecer o Mónaco e as suas diferentes povoações e amo o país profundamente. Aprecio as suas particularidades, tradições, história e sinto do fundo do coração que é o meu país. Considero-me afortunada por ter conseguido descobrir todo um país ao lado da pessoa certa.»