Após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões, o Ajax goleou este sábado o Utrecht em Amesterdão, por 4-1, na 34.ª e última jornada da Eredivisie, o primeiro campeonato do país. Ainda com a 33.ª ronda por disputar, só uma hecatombe poderá tirar o título de campeão à formação de Erik Ten Hag.

Boussaid ainda deu vantagem aos visitantes logo no primeiro minuto, mas Huntelaar (14’) e Donny Van de Beek (45+1’) viraram o resultado a favor do Ajax na primeira parte. Depois, um bis de Tadic (75’ e 80’) consumou o 4-1.

O Ajax beneficiou da derrota do PSV por 1-0 no reduto do AZ Alkmaar e, por isso, só um milagre poderá permitir à equipa de Eindhoven a revalidação do título.

Tudo isto porque o Ajax soma agora 83 pontos, para 80 do PSV Eindhoven, sendo que é o saldo de golos o primeiro critério de desempate, em caso de igualdade pontual. Portanto, o Ajax só não será campeão se perder com o De Graafschap, se o PSV Eindhoven vencer o Heracles e, a juntar a isto, o PSV precisa de superar a diferença de 14 golos que tem para o líder: o Ajax tem um saldo positivo de 84 golos (115-31) e o PSV de 70 (95-25).

Talvez por essa combinação quase utópica, a equipa do Ajax festejou oficiosamente a conquista do campeonato, em pleno estádio, após a vitória deste domingo.