O juiz do tribunal de Madrid, José de la Mata, admitiu que vai investigar uma queixa apresentada pelo fundo de investimento DIS contra o futebolista brasileiro Neymar e o Barcelona.

O DIS, que detinha parte dos direitos federativos de Neymar, alega que foi lesado no processo da transferência do jogador do Santos para o Barcelona, em 2013. A queixa estende-se ainda ao pai de Neymar, ao presidente demissionário do clube catalão, Josep Maria Bartomeu, ao anterior presidente, Sandro Rosell, e a dois elementos do Santos.

O DIS acusa os intervenientes no processo de fraude e corrupção, sustentando que lhe corresponde o equivalente a 40 por do cento do que o Barcelona pagou pelos direitos federativos do jogador, valor que considera estar abaixo do custo real da transação.

Recorde-se que o clube anunciou que a transferência do avançado brasileiro, em maio de 2013, custou 57,1 milhões de euros, mas depois de uma investigação da justiça espanhola admitiu que a operação poderá fez, pelo menos, por 83,3 milhões de euros.

O fundo de investimento brasileiro afirma que recebeu 6,8 milhões de euros , mas entende que devia ter recebido pelo menos 35 milhões de euros.

A justiça espanhola vai agora investigar a queixa apresentada pelo fundo de investimento.