Sergio Busquets, pilar no Barcelona há cerca de uma década, deu uma entrevista ao The Guardian, na qual aproveitou para lançar os embates com o Manchester United para os quartos de final da Liga dos Campeões e para falar sobre a ideologia da equipa catalã.

«Penso que a melhor era foi com Pep [Guardiola]. Mas o futebol agora já não é o mesmo, por isso não podemos fazer comparações com o que fizemos antes ou com o que faremos. Antes havia um 4x3x3 muito claro; agora é um 4x3x3 e às vezes um 4x4x2. Gosto do 4x3x3 que tínhamos antes, mas com os nossos jogadores podemos jogar em qualquer sistema. A filosofia é a mesma», destacou o médio blaugrana.

Busquets recordou a final da Liga dos Campeões ganha ao Manchester United em 2011, na qual esteve presente, e fez várias revelações curiosas, uma delas a respeito de uma conversa entre Rooney e Xavi quando, a cerca de dez minutos do fim, os espanhóis venciam por 3-1 e trocavam pacientemente a bola. «Já chegam, vocês já ganharam. Podem parar.»

O poderio do Barcelona nessa final deixou os adversários rendidos, inclusive Sir Alex Ferguson, que na altura orientava os red devils. «Esse reconhecimento - e estamos a falar de pessoas incrivelmente importantes - dá-nos um sentimento de orgulho e gratidão. Por vezes podes ficar frustrado quando os adversários são tão superiores, mas em vez disso eles tiveram esse tipo de discurso. É o maior dos elogios. Ferimo-los muito com a posse de bola. Passaram muito tempo a correr atrás dela», lembrou.

Na quarta-feira, o emblema culé reencontra o Manchester United e Busquets deixou um aviso. «Estão melhores com Solskjaer. Não se importam que tenhas a bola. Os adversários deles podem ser tecnicamente melhores, como vimos com o PSG, mas eles contra-atacam bem. Se cometermos algum erro, eles vão aproveitar», rematou.