A Casa Branca vestiu-se de gala, na noite desta terça-feira, para receber o evento «In Performance at the White House: Fiesta Latina», uma celebração da herança musical latino-americana e uma homenagem à centenas de cidadãos latinos residentes nos Estados Unidos.

Jennifer López, Marc Anthony, Gloria Estefan e o marido Emilio, a actriz Eva Longoria, Thalía e Los lobos foram algumas das estrelas que marcaram presença no evento.

Barack Obama deu as boas-vindas aos convidados do jantar reflectindo sobre a essência da música latina: «Não é fácil de definir. Apesar de não parar de evoluir, fala-nos ao coração e obriga-nos a dançar. A música latina tem uma capacidade única para celebrar as nossas diferenças e criar algo novo».

Durante o espectáculo Barack Obama foi convidado pela mexicana Thalía para uma dança: «Senhor Presidente, com todo o respeito concede-me esta dança?»

O Presidente não se fez rogado e dançou ao longo da pista sob o olhar atento da mulher, Michelle Obama.

A juíza Sonia Sotomayor, a ministra do trabalho, Hilda Solís e o ministro do ambiente, Ken Salazar, também estiveram presentes no jantar.

Esta festa Latina está inserida no calendário de actividades culturais que Obama e a mulher, Michelle, resolveram trazer à Casa Branca. Foi o terceiro evento musical do género e integra-se na celebração do mês hispânico.

O jantar, a cargo do chefe Maricel Presilla, foi transmitido por várias redes de televisão hispânicas e pelo site da Casa Branca.

Veja, abaixo, um vídeo desta noite latina na Casa Branca