O futebol europeu despediu-se de 2014 (embora tenhamos sempre a Premier League), depois de um fim de semana que decidiu o Mundial de clubes e se encaminhou de resto em velocidade-cruzeiro para a pausa natalícia, sem grandes sobressaltos.

O Real Madrid consagrou-se em Marrocos como a equipa mais vencedora do ano. Depois da Liga dos Campeões, da Supertaça Europeia e da Taça do Rei, a vitória sobre os argentinos do San Lorenzo selou um 2014 dourado para os merengues. E para Cristiano Ronaldo, se falarmos apenas de futebol de clubes e deixarmos a seleção de fora: o português, embora tenha ficado em branco em Marraquexe, fecha o ano com 61 golos marcados, à força de uma segunda metade de ano avassaladora.

A poucas semanas de saber se revalida a Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo deu que falar no relvado, depois do jogo. As imagens que mostram como passa ao largo por Michel Platini correram mundo, mesmo que num momento anterior tenha cumprimentado o presidente da UEFA, que se intrometeu na discussão sobre o melhor do ano defendendo que o prémio devia ir para um alemão.





Voltando ao campo. Na Liga espanhola, com o líder fora, os rivais cumpriram. O Barcelona goleou o Córdoba, com uma «manita» e um bis de Messi, por agora está a um ponto do Real, que acerta o calendário da 16ª jornada frente ao Sevilha, no início de fevereiro.

A fechar o domingo e o ano que nenhum colchonero esquecerá, o At. Madrid esteve a perder em Bilbau mas deu a volta, com um penálti controverso sobre Tiago pelo meio, e acabou a golear. O campeão está por agora a quatro pontos da liderança.

Em quarto lugar segue o Valência de Nuno Espírito Santo e da armada portuguesa, que foi ao terreno do Eibar buscar mais uma vitória. Segue com um ponto de vantagem sobre um trio de perseguidores que inclui Villarreal, Sevilha e o Málaga, sólido como muitos não imaginariam nesta fase. Em sentido contrário, o D. Corunha, com Ivan Cavaleiro e Postiga, perdeu na visita ao Villarreal, sem conseguir sair da zona complicada na tabela.

Resultados e classificação da Liga espanhola


Em Inglaterra, Skrtel evitou ao cair do pano a derrota do Liverpool no clássico da ronda, frente ao Arsenal. Um encontro entre dois históricos com um presente difícil e pontos divididos, numa ronda em que o líder Chelsea apenas entra em campo nesta segunda-feira. No sábado, o City cumpriu a sua parte, venceu o Aston Villa e está por agora em igualdade pontual com os Blues.

Resultados e classificação da Premier League

E teremos muito que falar sobre Premier League nos próximos dias. Como de costume, eles não vão parar e prometem animar-nos o período de festas. Na sexta-feira, 26, temos Boxing Day, dia de jornada completa, dois dias depois há nova ronda, a 1 de janeiro ainda mais outra. Thank you.

Já a Bundesliga foi de férias deixando uma fotografia estranha no fundo da tabela. Mais uma derrota do Borussia Dortmund, que entra na pausa de Inverno a dividir o último lugar (!) com o Friburgo.
 

Não é só o Dortmund a viver uma época interna de pesadelo. Lá para o fundo da tabela na Bundesliga estão outros históricos, como Werder Bremen, Estugarda ou Hamburgo.

Enquanto isso o Bayern Munique segue. Não foi tranquila a visita ao Mainz, mas depois de estar a perder a equipa de Guardiola deu a volta e o golo de Robben em cima do apito final garantiu mais uma vitória à única equipa das grandes Ligas que ainda não perdeu esta temporada. Lá por cima, destaque ainda para o Wolfsburgo de Vieirinha, mais uma vitória e isolado no segundo lugar.

Veja aqui resultados e classificação da Bundesliga, que apenas regressa daqui por mais de um mês, a 30 de janeiro.

Em França, em contra-vapor com as outras grandes ligas, a ronda que antecedeu o Natal agitou as coisas. O PSG ficou a zero com o Montpellier, somou o segundo jogo sem vencer e viu-se ultrapassado no segundo lugar pelo Lyon, que foi a Bordéus conseguir uma fantástica goleada sobre um dos candidatos à Europa. Com um bis de Lacazette, lançado na liderança dos marcadores com um registo impressionante.
 


O Mónaco de Leonardo Jardim e companhia continua de resto em grande: mais uma vitória, agora na visita ao Metz, a garantir que dobra o ano no quinto lugar. O líder Marselha, por seu lado, não vacilou e venceu o Lille por 2-1. A partir de 9 de janeiro há mais Ligue 1.

Resultados e classificação do campeonato francês



Em Itália, a jornada começou com a Juventus a garantir que continuaria na liderança, graças à vitória na visita ao Cagliari. No sábado, a Roma ficou a zero frente ao Milan e atrasou-se, dobra o ano a três pontos da frente.

Daí para baixo tudo muito renhido, depois de um domingo que fechou com outro jogo em alta rotação: Lazio-Inter, 2-2 depois de um golo de Palacio aos 80 minutos que evitou nova derrota para a equipa de Mancini, mas não evitou que o Inter se despeça do ano na segunda metade da tabela, na 11ª posição e com 21 pontos em 16 jogos.

Resultados e classificação da Serie A